quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mobilizadores elaboram planos de ações em Oficina realizada em Brasília



As atividades desenvolvidas pelo Comitê de Mobilização de Cidade Ocidental, município goiano localizado no entorno do Distrito Federal, tiveram destaque entre as exposições realizadas na Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, evento promovido nos dias 14 e 15 de junho, em Brasília, pelo Ministério da Educação (MEC). Durante a programação, lideranças sociais de Santo Antônio do Descoberto, também do entorno, formaram o comitê Mobilização que atuará junto às famílias dos alunos das escolas públicas locais.

Realizada no Hotel Lakeside, a Oficina reuniu, além de lideranças sociais de Brasília e do entorno da capital federal, mobilizadores do estado do Maranhão e de Minas Gerais, representantes do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o presidente da Assembléia de Deus de Missão do Distrito Federal, pastor Douglas Roberto de Almeida Baptista.

Durante a Oficina, os mobilizadores receberam informações sobre os principais programas e as ações desenvolvidos pelo poder público em prol da melhoria da qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas do País. Tomaram conhecimento, ainda, a respeito das metas perseguidas pelo MEC para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Foram orientados, do mesmo modo, a desenvolver ações direcionadas às famílias dos estudantes, com o objetivo de que os pais sejam sensibilizados sobre a importância de sua participação na vida escolar dos filhos.

No segundo dia da Oficina, os participantes elaboraram, em grupos reunidos por afinidade de trabalho ou por proximidade geográfica, o planejamento das atividades que deverão desenvolver junto às suas comunidades, no sentido de envolver as famílias, os representantes de órgãos públicos, de entidades sociais e do segmento religiosos, além de profissionais da educação na Mobilização Social pela Educação.

No Maranhão, as integrantes do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu deverão desenvolver a Mobilização Social pela Educação com foco nas famílias dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As ações serão direcionadas aos pais de estudantes de escolas públicas de cidades da região de Imperatriz.

Em Brasília, a Mobilização deverá alcançar as famílias das cidades satélites de Planaltina, Gama, Paranoá e São Sebastião, entre outras.

Comitê de Mobilização de Cidade Ocidental

Acesse aqui informações sobre as atividades desenvolvidas e planejadas pelo Comitê de Mobilização de Cidade Ocidental
.










Comitê de Mo
bilização de Santo Antônio do Descoberto

O Comitê de Mobilização de Santo Antônio do Descoberto tem a seguinte composição:

Loiane Medeiros Oliveira Silva - Secretaria Municipal de Educação
Silas de Souza Brito - Secretaria Municipal de Educação
Sineide Rodrigues Chaves - Secretaria Municipal de Educação
Raimundo Nonato da Cruz Souza - Secretaria de Educação
Carmen Neide Antunes Pinheiro Secretaria Municipal de Educação
Andréa Adriana da Silva Melo - Secretaria Municipal de Educação
Maria de Lourdes silva lima - Secretaria Municipal de Educação
Lucilene Passos Borges - Assembléia de Igrejas Cristãs
Maria Lucivânia Borges de Alcântara - Secretaria Municipal de Educação
Idsônia Ferreira de Ubirajara - Secretaria Municipal de Educação
Rose Mary Dantas Barbosa - Secretaria Municipal de Educação
Rosa Maria Sabóia de Medeiros – CMEI
Rosélia de Oliveira Santos Monserrath – CMEI
Ronalma de Oliveira Santos Rabelo - Secretaria Municipal de Educação
Elaine Cristina carvalho Sales - Secretaria Municipal de Educação
Núbia de Souza lima - Secretaria Municipal de Educação

Arca das Letras

A partir da Oficina de Capacitação, a parceria entre a Mobilização Social pela Educação e o Arca das Letras deverá ser desenvolvida por meio da troca de experiências entre os mobilizadores de diversas regiões do País e os agentes de leitura, que são atores sociais capacitados para a orientação do uso do acervo das bibliotecas do programa do MDA.

Criado em 2003 pelo MDA, o programa Arca das Letras implanta bibliotecas para facilitar o acesso ao livro e à informação no meio rural brasileiro. A ação beneficia famílias do campo formadas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades de pescadores, remanescentes de quilombos, indígenas e populações ribeirinhas.

Para incentivar e facilitar o acesso à leitura, as bibliotecas são instaladas na casa dos agentes de leitura ou nas sedes de uso coletivo (associações comunitárias, pontos de cultura, igrejas), de acordo com a escolha da comunidade e disponibilidade dos agentes.

Nenhum comentário: