quarta-feira, 2 de junho de 2010

Pindamonhangaba reivindica aprovação de Lei sobre Semana de Mobilização


Membros do Comitê de Mobilização de Pindamonhangaba, em São Paulo, buscam junto ao poder público a aprovação de Lei que deverá instituir a Semana Mobilização Social pela Educação do município. O Projeto de Lei sobre o tema, de autoria da vereadora Geni Dias Ramos, tramita na Câmara Municipal desde 20 de maio.

Em 25 de maio, o representante do Comitê de Mobilização, professor João Moreno de Souza Filho, encaminhou ao prefeito, João Antônio Salgado Ribeiro, ofício solicitando inclusão no Projeto de Lei de artigo referente a apoio financeiro da Prefeitura para as despesas pertinentes à realização anual da Semana de Mobilização.

A redação dada ao Projeto de Lei contempla a proposta apresentada pelos membros do Comitê à vereadora. O texto havia sido discutido pelo mobilizadores, em reunião realizada no dia 14 de maio.

Se aprovada, a Lei deverá estabelecer a semana em que incidir o dia 19 de setembro como o período de realização da Semana Mobilização Social pela Educação do município. A escolha da data faz referência ao dia em que se comemora o aniversário de Paulo Freire.

Conquistas da Mobilização

O trabalho realizado pelos membros do Comitê de Mobilização de Pindamonhangaba junto às famílias locais, no sentido de incentivar o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos, para a melhoria do aproveitamento do ensino, tem apresentado resultados positivos.

Em seu depoimento, a mobilizadora, Doris Cardoso Prudente Bertolino, resume o sentimento desses mobilizadores em relação às conquistas do grupo. “Hoje à noite estive em um culto de família e vi um avô, todo orgulhoso, dizendo que sua filha casada tinha ido à escola do filho em busca de informações sobre como participar do conselho da merenda. A atitude dessa mãe havia sido incentivada pelo pastor da igreja. Ela foi à escola, fez campanha entre os pais e foi eleita conselheira. O Pai ainda ressaltou a grande responsabilidade que ela estava assumindo, uma atitude de cidadania. São os frutos das sementes que estão começando a germinar. Tenho visitado uma escola ou outra e tenho encontrado mães que estão se interando pelas atividades da escola, algumas com a Cartilha em punho, e é muito interessante.”, relata.

Ainda em reconhecimento à colaboração de Doris Bertolino e do professor João Moreno à realização da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Pindamonhangaba, evento promovido pelo Ministério da Educação, de 16 a 18 de abril, a Câmara Municipal aprovou Moção de Cumprimento aos dois mobilizadores.

Com informações de João Moreno e Doris Bertolino, membros do Comitê de Mobilização de Pindamonhangaba.

Nenhum comentário: