quinta-feira, 10 de junho de 2010

SP: Jaú leva Mobilização aos bairros


A Secretaria Municipal de Educação de Jaú (SME), em São Paulo, em parceria com lideranças comunitárias do município, vem desenvolvendo, neste primeiro semestre de 2010, diversas atividades de conscientização das famílias sobre a importância dos pais participarem do cotidiano escolar dos filhos. Em ações conjuntas com a Secretaria Municipal de Saúde e com o apoio do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Cultural (FUSS), cerca de 5 mil exemplares da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foram distribuídas às famílias da cidade, estimulando o debate sobre o conteúdo da publicação.

No dia 11 de maio, agentes comunitárias de saúde estiveram reunidas na sede do FUSS do bairro Distrito de Potunduva, onde receberam instruções de representantes da SME para divulgação do Plano de Mobilização Social pela Educação às famílias com as quais desenvolvem suas atividades. Como resultado dessa orientação, as agentes de saúde distribuíram cerca de 180 cartilhas aos pais de alunos de escolas da rede pública.

Ação semelhante foi desenvolvida junto ao Projeto “Coração que bate e sente” iniciativa da SME, em parceria com outras Secretarias e diversos segmentos sociais, que oferece cursos e atividades diversas a alunos e pais. Nos dias 3 e 4 de maio, representantes da Secretaria de Educação visitaram o Projeto para conversar com as mães de alunos sobre a Mobilização Social pela Educação. Durante as exposições, entregaram exemplares da Cartilha.

Membros do Departamento de Mobilização da Secretaria de Educação e do Projeto “Coração que bate e sente”, educadores e agentes comunitários de saúde reuniram-se, dia 28 de abril, para avaliar as ações de Mobilização implementadas no município e definir novas atividades. A reunião foi realizada na sede do Projeto, localizada no bairro Maria Luiza IV.

Mobilização nos bairros

A Mobilização Social pela Educação foi divulgada, dia 5 de maio, aos agentes comunitários de saúde que atuam no bairro Jardim Padre Augusto Sanni. A apresentação foi realizada no Centro Catequético e incluiu debate sobre o conteúdo da Cartilha e estímulo aos agentes para divulgação da publicação à comunidade.

No mês de março, a equipe da Secretaria de Educação estendeu a Mobilização aos bairros Jardim Cila de Lúcio Bauab e Jardim Santa Helena. No primeiro, os mobilizadores contaram com o apoio da coordenação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para levar a mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos às famílias do bairro.

No Jardim Santa Helena, os mobilizadores discutiram estratégias de ação com agentes comunitários do Posto de Atendimento à Saúde (PAS). Os agentes receberam 500 exemplares da Cartilha para subsidiar a discussão sobre Mobilização com a comunidade local e incentivar os pais a participarem ativamente da vida escolar dos filhos.

Apoio das igrejas

Durante reunião dos mobilizadores locais, realizada no dia 30 de março, a Mobilização Social pela Educação e a Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foi apresentada ao Pastor da Igreja Apostólica Batista Resgate. O debate sobre a importância do envolvimento dos pais na trajetória escolar dos filhos vem, desde então, sendo inserido nos trabalhos da entidade religiosa com as famílias e na Reunião Mensal da Associação das Igrejas Evangélicas.

Oficina de Formação de Mobilizadores

As educadoras e representantes da equipe de Mobilização da Secretaria Municipal de Educação de Jaú, Lúcia Helena Barros e Maria de Lourdes Cantarelli, participaram, nos dias 14 e 15 de maio, da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Assis (SP).

Leia mais sobre a atividade em: Assis capacita Mobilizadores Sociais pela Educação e no Blog Educajaú


Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação de Jaú e do Blog Mobilização Jaú


Nenhum comentário: