sexta-feira, 23 de julho de 2010

Cidade Ocidental reforça mobilização para superar metas do Ideb


Membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Cidade Ocidental, município goiano localizado no entorno de Brasília, estiveram reunidos nesta sexta-feira, 23 de junho, para planejar as ações que serão empenhadas pelo grupo com a finalidade de envolver a sociedade local em iniciativas que resultem no alcance e na superação das metas previstas pelo Ministério da Educação (MEC) para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Ainda durante a reunião, os membros do Comitê, Daniel Fabio Rocha de Oliveira e Clarissa Raquel Silva Victor, expuseram informações e experiências das quais tomaram conhecimento em razão da participação de ambos no Encontro de Lideranças da Mobilização Social pela Educação, evento realizado no Rio de Janeiro, de 30 de junho a 02 de julho.

Após esta exposição, a pauta da reunião envolveu a apresentação de dados referentes ao Ideb da rede estadual de ensino de Goiás, dos conjuntos de escolas estaduais e municipais de Cidade Ocidental e, especificamente, de cada unidade de ensino pública da cidade.

Dentre as informações analisadas, os participantes da reunião constataram que algumas unidades de ensino, embora tenham alcançado a meta esperada para 2009, obtiveram Ideb inferior à avaliação de 2007. Com o objetivo de colaborar com a superação dos obstáculos enfrentados por essas escolas, no que diz respeito à melhoria do aproveitamento do ensino, os membros do Comitê elaboraram, então, estratégias de ações que serão realizadas pelo grupo. Essas iniciativas deverão beneficiar, também, outras unidades de ensino no município.

Para fortalecer esse trabalho, os mobilizadores deverão convidar representantes do Conselho de Igrejas Evangélicas, do Centro Catequético da Paróquia de Santo Antônio, o próprio pároco e integrantes do Movimento Mulheres pela Paz para participar dessas ações.

As atividades planejadas serão norteadas por ações de sensibilização das famílias de alunos das escolas públicas locais em relação à importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos e os reflexos desse comportamento para a garantia do aproveitamento do ensino.

O Comitê estará reunido novamente, no dia 16 de agosto, para discutir a organização de uma atividade de formação direcionada a voluntários do município interessados em desenvolver a Mobilização Social pela Educação na cidade. Cada membro do Comitê se comprometeu em trazer outros dois convidados para esse encontro.

Acesse aqui a consulta ao Ideb das escolas de Cidade Ocidental e de todo o País.

Com informações de Clarissa Raquel Silva Victor, membro do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Cidade Ocidental.

Nenhum comentário: