terça-feira, 6 de julho de 2010

Comitê de Mobilização de Natal divulga balanço de ações


O Comitê de Mobilização Social pela Educação de Natal (RN) vem promovendo, na capital potiguar e região, diversas atividades com o objetivo de incentivar a participação dos pais na vida escolar dos filhos. Além da conscientização das famílias, as ações do Comitê têm envolvido a sociedade local na busca de soluções para os problemas enfrentados no ambiente escolar, com vistas à garantia do direito de todos à Educação de qualidade.

Criado durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Natal, o Comitê intensificou suas ações após a realização desse evento de capacitação. Membros do Comitê vêm ministrando aulas de reforço, três vezes por semana, e apoiando atividades dentro das escolas, como salas de leitura que contam com a participação da mobilizadora Margareth Sousa. O pastor José Jair, por sua vez, tem divulgado a mensagem sobre a Mobilização durante os cultos da sua igreja e orientado os pais sobre como acompanhar o cotidiano escolar dos filhos.

Durante o planejamento de ações de Mobilização que seriam direcionadas à zona leste de Natal, membros do Comitê constataram que várias crianças em idade escolar da região não estavam matriculadas na rede regular de ensino. Segundo a representante do Comitê, Ione Campos de Freitas, com o apoio da comunidade, os mobilizadores conseguiram matricular 32 alunos e continuam trabalhando para que mais crianças frequentem as escolas.

Com a ajuda do Comitê, a diretoria da Escola Estadual Professora Stella Gonçalves conquistou a colaboração dos pais de alunos e formou o Conselho Escolar, instância fundamental para a inserção da família no contexto escolar e para mobilizar a comunidade em prol da melhoria da qualidade da educação.

Para divulgar essas e outras ações, o Comitê de Natal criou o blog http://familiaeducadoranatal.blogspot.com com o objetivo de conquistar a adesão de novos voluntários às atividades de Mobilização Social pela Educação que vêm sendo realizadas na capital potiguar e região.

Com informações da integrante do Comitê de Mobilização de Natal, Ione Campos de Freitas.

Nenhum comentário: