sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Escolas de Cidade Ocidental (GO) promovem interação com os pais

Membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Cidade Ocidental, município goiano localizado no entorno do Distrito Federal, vêm orientando os profissionais da educação a incentivarem os pais a se envolverem nas atividades escolares dos filhos que estudam nas escolas públicas locais. Desde o mês de março de 2010, o conteúdo da cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos vem sendo apresentado em reuniões de pais e mestres. As famílias envolvidas nessas atividades têm demonstrado entusiasmo em relação ao tema.

Para direcionar as ações nas escolas, integrantes do Comitê elaboraram o projeto Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, com sugestões de atividades e esclarecimentos a respeito do Plano de Mobilização Social pela Educação. O projeto inclui orientação para que os educadores apresentem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola aos pais, ressaltando o papel do indicador como instrumento para saber se a escola está oferecendo aos alunos os conteúdos que devem ser ensinados na idade certa.

De acordo com a mobilizadora Clarissa Victor, nas exposições sobre a Mobilização Social pela Educação realizadas nos centros de educação infantil, os profissionais dessas unidades de ensino têm enfatizado ainda mais a importância do acompanhamento por parte dos pais. “As diretorias desses centros de educação infantil relatam que a maior dificuldade das escolas é conscientizar os pais. Na educação infantil, os filhos necessitam de um acompanhamento maior, pois são crianças entre três e seis anos de idade”, pondera.

Durante as reuniões com os pais, os professores têm salientado que a participação das famílias na escola não precisa, necessariamente, ocorrer a convite das instituições de ensino. Visitas espontâneas também são bem-vindas, pois a presença dos pais ajuda a escola a evitar problemas e fazem os alunos se sentirem valorizados.

Acesse aqui o projeto encaminhado pelo Comitê de Cidade Ocidental às escolas da região.

Leia mais
sobre a Mobilização em Cidade Ocidental

Com informações de Clarissa Raquel Silva Victor, membro do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Cidade Ocidental.

Nenhum comentário: