terça-feira, 10 de agosto de 2010

Franca e Restinga (SP) apresentam bons resultados da Mobilização na região

Os resultados das ações que os mobizadores sociais pela educação de Franca e Restiga vêm promovendo, em conjunto com as secretarias municipais de educação, para incentivar os pais a participar da vida escolar dos alunos serão expostos, no dia 17 de agosto, durante reunião de profissionais da educação das escolas estaduais e municipais das 21 cidades pertencentes à Diocese de Franca. O encontro será realizado no Centro Universitário de Franca (Uni-FACEF), onde também serão definidas as estratégias de mobilização para este segundo semestre de 2010.

A partir da divulgação feita pelo Ministério da Educação (MEC) no final do mês de junho de 2010 sobre do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano de 2009, os mobilizadores puderam verificar o impacto de suas ações no aproveitamento e na melhoria da qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas da região. Em Restinga, o Ideb apresentado pelas escolas públicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental registrou elevação de 4,8, em 2007, para 5,5 em 2009. Nos anos finais, o Ideb subiu de 3,7 para 4,2, alcançando, antecipadamente, a meta projetada para 2011.

A mobilizadora Nize Lane Soares do Couto Rosa, secretária municipal de Educação de Restinga, destaca a interação família-escola como um dos elementos responsáveis pela evolução do indicador no município. “Estamos muito felizes com os resultados obtidos, pois os mesmos foram conquistados com o esforço e o empenho da Prefeitura e de todos os nossos gestores, professores, funcionários, pais e alunos em busca de uma educação de qualidade”, afirmou a secretária.

Entre as ações de conscientização das famílias, os mobilizadores de Franca, Restinga e região realizam periodicamente rodas de conversa com os pais, onde os responsáveis pelos alunos são convidados a se envolver nas atividades escolares dos filhos. Além disso, alunos e familiares participam de projetos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação de Restinga, como o Arte na Praça, realizado na praça central da cidade, no último domingo de cada mês, com atividades direcionadas aos pais e aos alunos.

Os profissionais da educação também têm sido foco das ações de Mobilização Social pela Educação. Por meio de parcerias entre as secretarias municipais de educação da região e com o apoio de empresas locais, professores das escolas públicas têm participado de cursos e oficinas de formação. Além disso, com o intuito de promover a valorização dos professores e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, a Câmara de Vereadores de Restinga aprovou o Plano Municipal de Educação e o Plano de Carreira do Magistério Público Municipal, em 6 de fevereiro e 24 de maio, respectivamente.

De acordo com a secretária de Educação de Restinga, as propostas de ambas as legislações foram elaboradas por uma equipe formada por gestores, professores e lideranças sociais. “Tanto o Plano Municipal como o Plano de Carreira foram conquistas do magistério local. Ambos foram elaborados de forma democrática, ouvindo todos os segmentos. Assim, entendo que o profissional que trabalha amparado por uma legislação atua satisfeito e, com isso, os resultados positivos fluem no ensino oferecido”, refletiu Nize Lane.

O Comitê de Mobilização de Franca e Restinga tem trabalhado, ainda, na elaboração de um Projeto de Lei para a instituição do Dia Municipal de Mobilização pela Educação.

Com informações de Nize Lane Soares do Couto Rosa, secretária municipal de Educação de Restinga e membro do Comitê de Mobilização de Franca/Restinga.

Nenhum comentário: