segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Metodologia de atuação empresarial de apoio à educação

ArcelorMittal é nova parceira da Mobilização

A Fundação ArcelorMittal Brasil vai desenvolver a Mobilização Social pela Educação nos municípios onde a empresa ArcelorMittal possui unidades industriais. O projeto piloto da atividade terá início nos municípios de Cariacica, no Espírito Santo, e João Monlevade, em Minas Gerais. O Projeto de Mobilização elaborado pela Fundação foi apresentado durante a atividade de Capacitação de Mobilizadores realizada nos dias 09 e 10 de agosto, em Belo Horizonte.

A idéia do Projeto de Mobilização surgiu a partir da integração das representantes da Fundação, Zulmira Braga e Maria Izabela Almeida, ao Comitê de Mobilização Social pela Educação de Belo Horizonte. Como resultado da interação com o grupo, o plano de trabalho foi elaborado tendo como base as ações desenvolvidas pela Fundação ArcelorMittal no âmbito de seus Programas direcionados à Educação. O objetivo da iniciativa é contribuir com a melhoria da aprendizagem dos alunos das escolas municipais das cidades alcançadas pela ação. Para obter esse resultado, as famílias desses estudantes serão estimuladas a ampliar o envolvimento na vida escolar dos filhos.

Essa iniciativa utiliza metodologia de atuação empresarial de apoio à educação desenvolvida pelo Instituto Votorantim. Consiste em articular um conjunto de ações para promover a sensibilização e a mobilização de funcionários e comunidades onde o Grupo atua, visando a melhoria da qualidade da educação.

Para tanto, são articulados agentes-chave locais, a fim de colocar a educação como prioridade na agenda dos municípios. Seu pressuposto é que consciência social gera compromisso, e compromisso gera pressão da própria sociedade por uma educação de qualidade. Assim, por meio da iniciativa desenvolvida pela empresa, são previstas reuniões, apresentações, ações de comunicação e formação de redes nas comunidades.

Cariacica e João Monlevade

Para implementação do Projeto de Mobilização, dois funcionários da unidade industrial da ArcelorMittal Cariacica e outros dois da unidade de João Monlevade ficarão responsáveis pelas coordenações locais da formação de comitês de mobilização. Esses coordenadores deverão integrar lideranças sociais, representantes de segmento organizados e de órgãos públicos, entre outros atores que lidem com a temática da educação, aos comitês de mobilização.

Numa segunda etapa, a Fundação deverá promover atividades de capacitação de mobilizadores direcionadas a todos os integrantes dos comitês de mobilização. As ações desses grupos deverão beneficiar 10 escolas municipais em Cariacica e as 11 unidades de ensino municipais de João Monlevade.

João Monlevade foi escolhida pela Fundação em razão da resposta positiva que o município tem dado tradicionalmente aos programas de responsabilidade social ali desenvolvidos. A inclusão de Cariacica, por sua vez, segundo relato da analista de projetos da Fundação ArcelorMittal, Maria Izabela Di Iório Almeida, deveu-se à iniciativa da secretária municipal de Educação, Célia Maria Vilela Tavares, que procurou o apoio da Fundação para desenvolver a Mobilização Social pela Educação junto às famílias dos alunos das escolas da cidade. Izabel ressalta a importância da adesão dos gestores públicos ao projeto, tendo em vista que os profissionais da unidade de ensino são os primeiros a serem envolvidos na Mobilização, para que, posteriormente, as famílias dos alunos possam ser alcançadas. “O propósito inicial é que a escola aprenda a se relacionar com as famílias”, pondera.

Capacitação

A atividade de capacitação contou com a presença da assessora especial do Ministério da Educação, Linda Goulart, que expôs dados referentes à Educação pública e falou sobre as metas estabelecidas pelo ministério para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ela também expôs o panorama da Mobilização Social pela Educação desenvolvida em todo o País, destacando a importância da iniciativa da Fundação ArcelorMittal e incentivando os participantes da capacitação a ampliarem suas ações às comunidades onde atuam.

A cidade de João Monlevade esteve representada na atividade pelo secretário municipal de Educação, Fabrício Brandão - que é membro União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) -, e pela coordenadora pedagógica da Secretaria, Jamile Cota. A subsecretária municipal de Educação de Cariacica, Kleynayber Souza, também esteve presente à capacitação.

Além das integrantes do Comitê de Mobilização de Belo Horizonte, a Fundação ArcelorMittal Brasil foi representada na atividade de capacitação por Leonardo Gloor, Alessandra Friedlaender e Marcos Bueno. As funcionárias da ArcelorMittal Cariacica Patrícia Sartini e Tatiana Finamore, também participaram da formação. A unidade ArcelorMittal Monlevade foi representada pelos funcionários, Lucas Vilela e Maria Eunice Iglesias.

Acesse aqui informações sobre o Projeto de Mobilização Social pela Educação da Fundação ArcelorMittal

A Fundação ArcelorMittal Brasil

Criada em 1988, a Fundação desenvolve programas e projetos sociais nos municípios onde a empresa ArcelorMittal Brasil está presente, beneficiando cerca de 800 mil pessoas por ano. Seu principal foco é a formação de crianças e adolescentes para que se tornem cidadãos mais conscientes, produtivos e participantes.

Leia mais sobre a fundação: http://www.fundacaoarcelormittalbr.org.br/

Nenhum comentário: