sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Mobilização: balanço positivo das ações do primeiro semestre

Ao longo do primeiro semestre deste ano, foram realizadas várias apresentações e oficinas de capacitação de mobilizadores em diversos pontos do país. O balanço dessas atividades mostrou que a mobilização está crescendo e apresentando resultados surpreendentes. Existe, hoje, uma rede de mais de 6.000 mobilizadores (cadastrados no banco de dados) cobrindo todas as regiões. Esse número certamente cresceria bastante se fossem computados também todos aqueles que estão atuando espontaneamente, motivados pelas palestras de que têm participado ou seguindo as orientações contidas no blog e no site da mobilização. Embora com o predomínio das igrejas cristãs, aumenta, a cada dia, o número de secretarias de educação como participantes ativas do projeto, completando o movimento interação família/escola e escola/família.

Nas 16 oficinas realizadas este ano, foram capacitados 1.070 novos mobilizadores de 231 municípios. Foram promovidos também eventos para lançamento do plano de mobilização e criação de comitês de mobilização, a maioria deles organizada pelas secretarias municipais de educação. Eles contaram com a participação de prefeitos, vereadores, promotores, secretários municipais de outras áreas, lideranças locais, educadores e famílias.

Balanço

Se forem computadas todas as apresentações feitas diretamente pela equipe da mobilização e pela rede de mobilizadores, mais de 300 mil pessoas ouviram sobre o Plano de Mobilização e os principais programas de apoio à educação básica, entre outras informações. Essas pessoas tomaram conhecimento, também, sobre como acessar as informações disponíveis nos sistemas sobre os resultados educacionais e as metas a serem perseguidas pelas escolas, municípios e estados.

Tanto as oficinas como os eventos de lançamento da mobilização têm sido oportunidades fantásticas para que a sociedade discuta sobre sua responsabilidade e o papel de cada cidadão na busca pela melhoria da qualidade da educação no país. Famílias têm sido incentivadas a fazer sua parte, participando mais ativamente da vida escolar de seus filhos.

Um outro ponto que chama a atenção é o crescente envolvimento de prefeitos com o tema educação. Em seus pronunciamentos durante esses eventos, eles têm citado sua preocupação em melhorar os indicadores educacionais do município, apontando a implantação de programas como o Proinfância, os IFETs, o Caminho da Escola, o Proinfo, o PDE Escola. Os habitantes desses municípios acabam se inteirando do que seus dirigentes têm feito na educação, detalhes antes restritos às equipes de gestores municipais da educação.

O IDEB entrou definitivamente na agenda política local, embora muitos prefeitos não saibam dizer com precisão qual é o Ideb do município. Os professores, em sua maioria, não conhecem o Ideb de suas escolas, um ponto que precisa ser alvo da atenção dos mobilizadores. O PAR também é pouco conhecido e merece uma divulgação maior nas ações dos mobilizadores, já que é um compromisso do município para melhorar a educação local.

Acesse aqui o balanço das ações do primeiro semestre deste ano.

Nenhum comentário: