quinta-feira, 5 de agosto de 2010

SP: mobilização é divulgada em bairros da Zona Leste

Mobilizadores da região da subprefeitura de São Mateus, localizada na Zona Leste da capital de São Paulo, vêm promovendo ações de conscientização das famílias sobre a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. As atividades têm sido desenvolvidas com o apoio de profissionais da educação, representantes de entidades religiosas, associações de moradores e outras lideranças sociais.

No dia 23 de junho, a Associação de Moradores do bairro Vila Bela, em São Mateus, recebeu a pedagoga Marilda dos Santos Lima, que proferiu palestra para incentivar a discussão sobre a atual conjuntura educacional da região. Durante a atividade, membros da comunidade local e alunos de cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram de exposição sobre a Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e debateram sobre o conteúdo da publicação

Ainda em Vila Bela, os mobilizadores conquistaram o apoio de profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF) que têm inserido a Mobilização Social pela Educação em atividades junto à comunidade, envolvendo os temas da Educação, Saúde e Meio Ambiente. Esses voluntários também participaram do Conselho Escolar da Escola Estadual Wilfredo Pinheiro e contribuíram para que mais pessoas se inscrevessem nos projetos de Alfabetização de Jovens e Adultos promovidos pela instituição de ensino.

Entre as parcerias firmadas, os mobilizadores de São Mateus destacam a colaboração de membros da Paróquia São José Operário, do Centro Educacional Unificado (CEU) de São Mateus e da Universidade Metodista de São Paulo. Ressaltam, ainda, o trabalho conjunto com a Associação de Moradores do bairro Jardim da Conquista, com a Associação Mulheres de Luta do Jardim Vila Carrão e com o Projeto Educar para Mudar, do Conselho Comunitário de Educação e Cultura da Grande São Paulo (CCECASSP).

Para este segundo semestre de 2010, o grupo de mobilizadores da Zona Leste de São Paulo programa ampliar a atuação junto às famílias e aperfeiçoar o contato com entidades religiosas e escolas públicas da região.

Com informações de Inês Aparecida Martins, mobilizadora em São Mateus, Zona Leste de São Paulo.

Nenhum comentário: