sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Mobilizadores intensificam calendário de atividades

É intenso o calendário de atividades realizadas sob a iniciativa de parceiros e que têm como objetivo principal divulgar a Mobilização Social pela Educação, em diversas regiões do País. Nestes dias 26 e 27 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Bataguassu, no Mato Grosso do Sul, promoveu a Oficina de Formação de Mobilizadores. Ainda nesta quinta e sexta-feira, as famílias de São Luís de Montes Belos, em Goiás, participaram da I Conferência Municipal de Pais e Comunidade, evento que ofereceu espaço para discussões sobre a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos para a melhoria do aproveitamento do ensino.

Durante a Oficina em Bataguassu, os mobilizadores fizeram o planejamento do trabalho que dará continuidade às atividades de incentivo ao envolvimento das famílias na vida escolar dos alunos das unidades de ensino da rede municipal. Desde o mês de abril de 2010, quando a SMED realizou o lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação no município, diversas atividades têm sido promovidas na cidade com o objetivo de estimular os pais a acompanharem a trajetória escolar dos alunos da rede.

Em São Luís de Montes Belos, a Conferência contou com a participação da assessora especial do Ministério da Educação, Linda Maria Taranto Goulart, que ministrou palestra sobre “Como os pais podem ajudar seus filhos na escola”. Realizada no Clube de Recreação da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), a atividade reuniu pais, professores, diretores de escola e demais membros da comunidade escolar. A programação também incluiu a abordagem de temas como o “Bullying” e “Retrato da Educação Municipal”, respectivamente expostos pelas professoras Maria de Fátima Pessoa Pinheiro e Valdirene Maria Xavier Macedo.

Estado de São Paulo

A Mobilização Social pela Educação também pauta atividades realizadas pela Pastoral da Educação em municípios do interior paulista. Neste sábado, 28 de agosto, o tema será apresentado aos participantes do Encontro Regional de membros da pastoral que será realizado em Vargem Grande Paulista, na Igreja Matriz N. Sra. das Graças, das 9h às 12h.

Ainda neste sábado, membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Osasco estarão reunidos, a partir das 15h, no Centro Pastoral da Catedral Santo Antônio.

No dia 25 de setembro, a Mobilização será divulgada durante o Encontro Regional de membros da Pastoral da Educação, que será realizado na Igreja Matriz São João Batista, no centro de Barueri.

Os mobilizadores de Barueri programam, ainda, levar a mensagem sobre a Mobilização Social pela Educação às famílias dos municípios de Carapicuíba e São Roque.

Confira o calendário das próximas atividades da Mobilização

Setembro
Dias 13 e 14 – Bagé (RS)
Dia 15 – Lauro de Freitas (BA)
Dia 17 – Natal (RN)
Dias 21 e 22 – Pindamonhangaba
Dia 24 – Zona Leste de São Paulo
Dia 25 – Osasco e ABC Paulista
Dia 27 – Uruaçu (GO)

Outubro

Dia 7 – Cidade Ocidental (GO)

Novembro

De 10 a 12 – municípios do Sul da Bahia e do Norte do Espírito Santo

Legendas: 1ª imagem: Atividade de Mobilização realizadas em Bataguassu (MS) no primeiro semestre de 2010.
2ª imagem: Membros do Comitê de Bataguassu (de amarelo) participam de Oficina realizada em Campo Grande (MS).

Nenhum comentário: