quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Boca da Mata (AL) leva Mobilização às escolas

Profissionais da Educação, membros de conselhos escolares e instituições religiosas formam o grupo de parceiros dos mobilizadores do município de Boca da Mata, em Alagoas, para a realização de atividades junto às famílias dos alunos das escolas públicas da cidade. Nas reuniões e palestras promovidas nas escolas, os mobilizadores apresentam à comunidade a Cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos, destacando a interação escola-família como forma de melhorar o aproveitamento do ensino.

A secretária municipal de Educação de Boca da Mata, Rosa Melo, ressalta a importância das ações que estimulam o envolvimento das famílias nas atividades promovidas pelas unidades de ensino. “Muitos pais passaram a frequentar mais as escolas e a se preocuparem mais com a educação dos filhos”, afirma a secretária.

Rosa Melo relata que, na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Patrício da Costa, a mensagem da Cartilha da Mobilização tem sido tema de formação continuada com os pais. Como resultado da utilização da Cartilha, os mobilizadores têm percebido maior interesse das famílias pelos estudos dos filhos e maior participação de pais e mães nas atividades que envolvem a rotina escolar.

Além de secretária municipal, Rosa Melo também é presidente da representação da União dos Dirigentes Municipais de Educação em Alagoas (UNDIME/AL) e vem apresentando o Plano de Mobilização Social pela Educação em palestras direcionadas aos membros da UNDIME. Nestas exposições, tem sugerido aos dirigentes que estabeleçam, em seus municípios, Comitês de Mobilização Social pela Educação.

Nenhum comentário: