quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Comitê Rio divulga Mobilização às Secretarias Municipais de Educação

Com o intuito de ampliar o número de municípios alcançados pela Mobilização Social pela Educação no estado do Rio de Janeiro, membros do Comitê local vêm promovendo encontros com representantes de Secretarias Municipais de Educação (SEMED) em diversas cidades fluminenses. Em 21 de  outubro, o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) foi apresentado à SEMED de Barra do Piraí. Ainda neste mês, no dia 7, o tema foi discutido em  evento realizado em Volta Redonda. No mês de setembro, os mobilizadores estiveram reunidos com representantes da SEMED de Nilópolis, na Baixada Fluminense.

Barra do Piraí


Em Barra do Piraí, os membros da Representação do Ministério da Educação no Rio de Janeiro (REMEC/RJ), David Arcenio e Almir da Silva, divulgaram a mensagem da cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos à equipe de Inspeção Escolar e à secretária municipal de Educação, Anna Maria de Azevedo Silva Rothe, que demonstrou entusiasmo em aplicar as orientações do Plano de Mobilização no município. Os representantes da REMEC/RJ visitaram, ainda, um Centro Integrado Educação Pública (CIEP), onde os profissionais ofereceram espaço para a realização de atividades de conscientização dos profissionais da educação e pais de alunos a respeito da importância da interação família-escola.

Volta Redonda

A cidade de Volta Redonda sediou o Encontro Regional do Plano de Mobilização, com a participação de membros do Comitê Rio, da secretária municipal de Educação de Volta Redonda, Therezinha dos Santos Assunção, da coordenadora da região do Médio Paraíba (RJ), Neureni Alves, além da assessora especial do Ministério da Educação, Linda Goulart. Durante o evento, a assessora conduziu exposição sobre o PMSE e destacou os desafios que os mobilizadores devem enfrentar em busca de melhorias para a qualidade da Educação, ressaltando o papel de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nesse processo.


Estiveram reunidos nesse evento cerca de 300 participantes, representando oito municípios fluminenses – Barra Mansa, Rio Claro, Miguel Pereira, Itatiaia, Pinheiral, Paty do Alferes e Volta Redonda. Ao fim das atividades, os mobilizadores de Volta Redonda deram início à organização do Comitê de Mobilização que atuará no município.



Nilópolis

No dia 15 de setembro, o membro da REMEC/RJ, David Arcenio, e a integrante do Comitê Rio, Aparecida Alves, participaram de reunião sobre Mobilização Social pela Educação com a presença da subsecretária municipal de Educação, de Nilópolis, Miriam Celeste, das coordenadoras de Orientação Educacional e dos Programas Escola Aberta, Escola Ativa e do Conselho Escolar do município, além da superintendente de Programas Educacionais. Durante o encontro, os mobilizadores apresentaram a Cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos e sugeriram ações que preveem  a  utilização desse material.  Orientaram, ainda, que a equipe da SEMED de Nilópolis  acompanhe o Blog da Mobilização e  busque exemplos de como os mobilizadores vêm atuando em todo o País..

Com informações de David Arcenio, representante do REMEC/RJ e membro do Comitê Rio.

Um comentário:

Unknown disse...

PARABÉNS AO Comitê Rio!!!
A Linda Goulart e a todos que acreditam que podemos.
Dâ gosto a gente ver o comprometimento da população com a Educação de Qualidade.
Avante Brasil!!!
Gilson da silva de Souza