terça-feira, 26 de outubro de 2010

Incentivo à leitura é tema de Fórum e pesquisa realizados pela Fundação SM

Estimular a leitura e a formação de leitores – um dos temas abordados na Cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos e trabalhados pelos mobilizadores sociais pela Educação em suas ações – foi o objetivo do Fórum de Leitura promovido pela Fundação SM, no dia 22 de outubro. A programação do evento ofereceu espaço para discussão de questões relacionadas à formação de leitores e para apresentação dos resultados parciais da pesquisa Leitura e qualidade de ensino, encomendada pela instituição.

Além de representantes do Ministério de Educação (MEC); do Departamento de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura (MinC) e da Fundação para o Desenvolvimento da Educação de São Paulo, a atividade contou com a participação das professoras da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Marisa Lajolo, e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Regina Zilberman, que ressaltaram, em suas exposições, a importância de orientar professores e comunidade sobre seu papel na formação de leitores.

“Para formar um leitor, é importante criarmos uma comunidade leitora, um ambiente em que aquela criança possa conversar sobre o que está lendo com outras pessoas”, refletiu Marisa Lajolo, destacando que o professor precisa gostar de ler para despertar o interesse dos alunos pela leitura.

Os mobilizadores sociais pela educação podem inserir essas recomendações em suas atividades junto às famílias e aos educadores, de modo a contribuir para que os alunos leiam cada vez mais e melhor.

Os resultados completos da pesquisa Leitura e qualidade de ensino serão divulgados até o fim deste ano. A pesquisa, realizada por Mara Kotscho Pesquisas de Mercado, teve como finalidade descrever e analisar os hábitos de leitura dos estudantes de escolas públicas e particulares de São Paulo.  


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