quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Mobilizadores de Bauru (SP) intensificam ações nas escolas

Escolas estaduais da cidade paulista de Bauru têm sido sede de diversas atividades de conscientização das famílias dos alunos a respeito da importância da interação família-escola para a melhoria do aproveitamento do ensino. Nos dias 18 e 19 de outubro, membros do Comitê local de Mobilização Social pela Educação visitaram essas unidades de ensino, a convite dos profissionais da educação, e estimularam o debate entre pais e educadores sobre a mensagem da Cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar de seus filhos.

No dia 19 de outubro, os mobilizadores estiveram reunidos com professores e gestores da Escola Estadual Iracema de Castro Amarante, durante a Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). Os membros do Comitê sugeriram ações que podem ser implementadas para auxiliar a superação das maiores dificuldades enfrentadas pela unidade de ensino e que vêm comprometendo o processo ensino/aprendizagem, como a falta de participação e interesse tanto dos pais, quanto dos alunos.

Em 18 de outubro, no período da manhã, a comunidade da Escola Estadual Padre Antônio Jorge Lima recebeu visita semelhante, também durante o HTPC. Na oportunidade, foi apresentado aos profissionais da escola o conteúdo da Cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Professores e funcionários das áreas administrativa e pedagógica também foram orientados por meio da exposição de exemplos de ações de mobilização realizadas em outras instituições de ensino.

A Escola Estadual Mercedes Paes Bueno foi visitada, ainda no dia 18, no período da tarde. Os educadores da instituição demonstraram entusiasmo em relação às propostas contidas na cartilha da Mobilização e se dispuseram a explorar o conteúdo da publicação durante as atividades direcionadas aos pais de alunos. Além disso, a escola tem buscado mobilizar as famílias por meio da afixação de faixas que incentivam a participação dos pais no ambiente escolar.

Nos encontros realizados nas escolas, os mobilizadores têm incentivado os educadores a buscar apoio junto à comunidade para a impressão de exemplares da cartilha. Além da publicação, os membros do Comitê de Bauru apresentam, também, o folheto da Mobilização, com orientações gerais sobre a atuação dos mobilizadores e com a lógica da Mobilização Social pela Educação.

Com informações de Rosimeire de Freitas Roveda, membro do Comitê de Mobilização de Bauru.

Nenhum comentário: