segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Mobilizadores de Guarulhos (SP) conquistam parceiros

A Secretaria Municipal de Educação do município paulista de Guarulhos, o Conselho Tutelar, a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e diversas entidades religiosas vêm promovendo, em conjunto com mobilizadores do município, atividades de incentivo à participação das famílias no cotidiano escolar dos filhos. Além de atuar na divulgação da mensagem da cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos, esses órgãos e instituições parceiros têm cedido espaço para a realização de palestras e reuniões com a comunidade para abordagem sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação.

A Mobilização pela Educação em Guarulhos tem sido divulgada, ainda, nas rádios Boa Nova, Vic FM e na Rádio Comunitária Multi FM. Segundo os mobilizadores locais, o apoio dos parceiros nas ações tem estimulado a interação família-escola e, dessa forma, contribuído para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no município, que passou de 4,4 para 5,0 nas séries iniciais do ensino fundamental, em 2009.

A mobilizadora Marlene de Lourdes Mendonça contou um pouco sobre as ações desenvolvidas em Guarulhos em resposta ao questionário enviado aos mobilizadores pela equipe da Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação. Confira:


Quem você tem mobilizado? (ex: famílias, membros de sua instituição religiosa, pessoas de sua comunidade, colegas de trabalho, professores e profissionais das escolas)
Marlene: Temos mobilizado famílias, membros de instituições religiosas da comunidade, professores, profissionais de escolas, Conselho Tutelar, Diretorias de  Ensino, Secretaria Municipal de Educação, OAB, Guarda Municipal, Rádios locais e pessoas empenhadas na melhoria da Escola Pública, como os membros de “Equipes Docentes” (Movimento Internacional pela Educação).

Como você tem mobilizado? (ex: distribuindo materiais, fazendo palestras e apresentações...)
Marlene: Temos nos mobilizado fazendo palestras, lendo e explicando os itens da Cartilha e solicitando empenho junto aos vizinhos, parentes e conhecidos, em salas de aula de faculdades, em reuniões de pais e mestres realizadas pela direção escola ou coordenação pedagógica.

Como as pessoas têm recebido a proposta de participar da educação dos filhos?
Marlene: Todos com os quais conversamos ou estiveram presentes nas palestras se mostraram interessados e concordaram quanto à necessidade de colaborarem na educação dos filhos.

Você já vê algum resultado desse trabalho? Qual?
Marlene: Sim, podemos ver algum resultado de nosso trabalho: melhoria no índice do Ideb e convites para que façamos outros encontros.

Você tem alguma experiência que gostaria de nos relatar?
Marlene: Sim. O coronel da Guarda Municipal, ouvindo nossa palestra, na Igreja Batista, marcou imediatamente um horário para apresentarmos nossas informações e falarmos sobre a Cartilha junto aos policiais da guarda, onde fomos muito bem recepcionadas. Além disso, na Rádio Comunitária, em Cumbica, os ouvintes telefonaram e fizeram perguntas pertinentes e elogiaram a mobilização, bem como solicitaram que voltássemos ao programa. 

Acesse aqui a lista completa dos parceiros da Mobilização pela Educação em Guarulhos.

Caso deseje divulgar as experiências de Mobilização em sua comunidade, responda você também o questionário sobre as atividades desenvolvidas em seu município ou região. Basta acessar aqui o arquivo com as perguntas e enviar para mobilizacaosocial@mec.gov.br.

Nenhum comentário: