terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mobilizadores sul-matogrossenses divulgam balanço de ações

Com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul (UNDIME/MS), mobilizadores de Jateí, Jaraguari, São Gabriel do Oeste e da capital Campo Grande vêm promovendo atividades que envolvem a comunidade escolar e as famílias, de modo a incentivar os pais a acompanharem o cotidiano de estudos dos filhos. Os mobilizadores que atuam nessas cidades relatam que, com as atividades de Mobilização, a participação das famílias no ambiente escolar têm aumentado e os alunos, por sua vez, têm apresentado maior interesse nos estudos dentro e fora das salas de aula.

Campo Grande

Na capital do estado, os mobilizadores recebem o apoio de representantes da Secretaria Municipal da Educação, da Associação de Pais e Mestres, do Conselho Escolar e de instituições religiosas. A partir do Plano de Ação elaborado durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Campo Grande em junho deste ano, os mobilizadores locais vêm promovendo reuniões e palestras direcionadas aos pais de alunos, entre outras ações que têm como objetivo comum estimular a interação família-escola.

São Gabriel do Oeste


Além da comunidade escolar, os mobilizadores de São Gabriel do Oeste (MS) conquistaram a parceria do Ministério Público da cidade e de profissionais da área de segurança pública para a realização de ações que incentivam as famílias do município a se envolverem na vida escolar dos filhos. Segundo os mobilizadores locais, a maioria das famílias recebeu bem as orientações para acompanharem os estudos dos filhos, e, apesar da resistência de alguns familiares, a participação dos pais nas escolas tem aumentado gradativamente.

Ainda em São Gabriel do Oeste, a Mobilização Social pela Educação foi tema de apresentação direcionada às famílias durante o o 9º Encontro de Educadores, a 8ª Semana Pedagógica de Educação à Distância e 6º Encontro de Educadores da Região Centro-Oeste, que foram sediados no município. Os encontros, realizados em maio deste ano, reuniram cerca de 800 educadores.

Jateí

Mobilizadores e profissionais da educação de Jateí, município localizado no sudoeste de Mato Grosso do Sul, vêm atuando junto às famílias da comunidade, convidando-as para palestras e encontros realizados nas instituições de ensino da rede pública. Com esses eventos, os pais passaram a aderir mais às ações desenvolvidas pela escola e a participarem do Conselho Escolar.

Jaraguari

Da mesma forma, em Jaraguari, cidade que fica a 40 km da capital Campo Grande, os voluntários desenvolvem ações de Mobilização em conjunto com professores e demais profissionais das escolas. As atividades reúnem cerca de 400 participantes, entre pais, alunos e educadores em apresentações e palestras que destacam a importância da interação família-escola para a melhoria do aproveitamento do ensino.

Nenhum comentário: