terça-feira, 9 de novembro de 2010

Blog Educação da Votorantim divulga série especial sobre municípios que melhoraram o Ideb

O Blog Educação, do Instituto Votorantim, iniciou, no dia 28 de outubro, uma série especial de reportagens sobre municípios alcançados pelas ações do Projeto Parceria Votorantim pela Educação e que apresentaram avanços significativos entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2007 e de 2009. O objetivo da divulgação é identificar os fatores que foram determinantes na evolução do indicador nessas localidades.

Entre as cidades selecionadas para a série, estão Sobral (CE), Vazante (MG), Catanduva (SP), Nobres (MT), Itaú de Minas (MG) e Itapeva (SP). São municípios de diferentes tamanhos e realidades e com variadas experiências em Educação.

Sobral (CE) e Vazante (MG) foram os primeiros municípios destacados nesta série de publicações do Blog Educação.

Sobral (CE)

Aumentar o Ideb envolve uma série de ações integradas, na qual a participação da família na vida escolar dos filhos tem papel fundamental. Para conquistar uma das melhores notas da região nordeste no IDEB 2009, o município investiu fortemente em diagnósticos e monitoramento de indicadores.

Segundo o secretário de educação, Júlio César da Costa Alexandre, entrevistado pelo Blog Educação, o desafio é constante. “Estabelecemos metas, criamos indicadores e monitoramos os avanços das escolas. Contudo, damos liberdade para os gestores construírem a forma mais eficaz de garantir a aprendizagem em sua comunidade escolar”, explica. Os resultados já são visíveis: de 4,9, em 2007, o Ideb em Sobral passou para 6,6, em 2009. 


Leia mais sobre as ações em Sobral e a entrevista completa com o secretário de educação em: Sobral mostra porque foi o destaque nordestino no IDEB 2009

Vazante (MG)

Em Vazante, o Ideb evoluiu de 4,9, em 2007, para 5,9 em 2009. Investindo em um planejamento contínuo, a Secretaria de Educação acompanha, escola por escola, a evolução dos resultados.

A diretora Maria Aparecida Borges de Oliveira, da Escola Municipal Antero Candinho, ressalta a parceria com as famílias como fator de sucesso para o bom desempenho das escolas do município. “Realizamos reuniões periódicas para discutir o rendimento dos alunos com a família e pensar formas de melhorar a aprendizagem. Além disso, promovemos encontros para apresentação de informações sobre a gestão da escola. É praticamente uma forma de prestação de contas. Isso promove o envolvimento da família com a educação de seus filhos”, descreve Maria Aparecida.

A família é muito presente na escola, segundo a diretora. “Convidamos as mães para participarem do dia a dia da escola. No recreio elas contribuem com a organização de atividades e participam até de ‘cantinhos da leitura’. Os alunos adoram.”


Leia a entrevista com a secretária municipal de Educação de Vazante, Nair Maria Silveira, em: Vazante (MG) sinaliza caminhos para melhoria da educação

Com informações do Blog Educação.

Um comentário:

Flor Martha S. Ferreira disse...

Que importante este blog! Mais uma importante ação social da Votorantim!Viva Dr. Antonio Ermirio. Também temos um blog sobre educação em família que fala de boas maneiras, virtudes humanas. É o Vida em Sociedade.

Abraços,
Vida em Sociedade