sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Conselheiros escolares de Jacareí (SP) são convidados a integrar a Mobilização

Participantes do II Encontro Municipal de Conselhos Escolares de Jacareí, no estado de São Paulo, foram convidados a promover ações de Mobilização Social pela Educação no município. O objetivo do convite é manter a superação das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que a rede municipal de ensino vem registrando. O Encontro foi realizado no dia 11 de novembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

O convite para Mobilização foi feito pela consultora MEC/OEI, Maisa Cardoso, que também expôs aos participantes do Encontro dados sobre a educação pública no Brasil e apresentou aos conselheiros sugestões de como discutir o conteúdo da Cartilha Família: acompanhem a vida escolar dos seus filhos com pais e mães de alunos de unidades públicas de ensino.

Além de exemplares da cartilha, os conselheiros receberam um folder explicativo que cita os setores organizados da sociedade envolvidos na Mobilização Social pela Educação.  Foram distribuídas, ainda, cópias do Plano de Mobibilização que reúne entre outras informações, dicas sobre como cada segmento da sociedade pode promover a mobilização.

Durante a exposição, os conselheiros escolares também foram orientados a conhecer o Ideb das escolas em que atuam para que possam direcionar seu trabalho em busca da garantia da qualidade da educação oferecida nestas unidades e do aproveitamento do ensino por parte dos alunos. Para isso, deverão estimular o acompanhamento, por parte dos pais, na trajetória escolar dos filhos.

II Encontro Municipal de Conselhos Escolares de Jacareí

O II Encontro Municipal de Conselhos Escolares – Gestão Democrática e Participativa foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Jacareí, por meio da Assessoria Comunitária, em parceria com o Conselho Municipal de Educação.

O evento reuniu cerca de 250 participantes para discutir, entre outros temas, a inclusão, na Lei Municipal n.º 4708/2003 que trata dos Conselhos Escolares, da eleição direta para escolha dos conselheiros.


O assessor comunitário da Secretaria Municipal de Educação, Almir Santos Gonçalves, conta que nos dias 03 e 04 de março de 2010, a Secretaria promoveu a primeira eleição dos atuais conselheiros com ampla participação da comunidade escolar. Agora, cada segmento representado nos Conselhos Escolares – pais, professores, alunos e funcionários das escolas – busca institucionalizar o pleito de modo a garantir a continuidade desse processo.

A proposta deliberada e aprovada nesta quinta-feira será encaminhada à Câmara de Vereadores e inclui a indicação de mandato de dois anos para os conselheiros e nova eleição ao final de cada período.

Ao final do Encontro, cada segmento representado nos conselhos escolares expôs suas perspectivas em relação à continuidade da participação da comunidade nas decisões referentes à educação nas unidades municipais de ensino. Com os estudantes não foi diferente. Uma representantes dos alunos resumiu o sentimento do grupo: “Muitas vezes, os alunos são os últimos a serem ouvidos. No conselho podemos dizer o que pensamos. Temos conhecimento sobre o que os alunos pensam para melhorar a escola”.


Clique na imagem ao lado para conferir a evolução do Ideb nas escolas municipais de Jacareí.


Nenhum comentário: