quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Maranhão: município de Barreirinhas é alcançado pela Mobilização

Sensibilizar pais e mães a respeito da importância do acompanhamento da vida escolar dos filhos para a melhoria do aprendizado é o objetivo das atividades que têm sido desenvolvidas junto às famílias de alunos de escolas públicas do município maranhense de Barreirinhas. Uma dessas ações, que são promovidas por membros do Comitê local de Mobilização Social pela Educação, foi realizada no dia 24 de outubro, na Escola Monsenhor Ladislau Poop, unidade de ensino localizada no povoado de Tapuio.

Integrantes do Comitê têm inserido a abordagem sobre a Mobilização Social pela Educação e sobre o conteúdo da cartilha Famílias: acompanhem a vida escolar de seus filhos na programação das atividades itinerantes que a Prefeitura de Barreirinhas tem realizado junto às famílias locais.

Essa mobilização terá continuidade em periodicidade mensal e é direcionada, além das famílias, às lideranças sociais convidadas para as atividades realizadas sob iniciativa do governo municipal. Os mobilizadores têm oferecido aos pais e mães sugestões de como auxiliar os filhos no estudo realizado em casa, além de propor outras formas de participação na trajetória de formação do estudante. Do mesmo modo, têm demonstrado a necessidade, por parte da escola, de que a família colabore no processo ensino/aprendizagem


Durante a ação itinerante da Prefeitura no povoado de Tapuio, a professora Edna Maria Almeida, que é membro do Comitê de Mobilização, proferiu palestra aos pais sobre a importância da interação família-escola. Os pais contribuíram com o debate sobre o tema e se comprometeram em auxiliar os professores e as escolas no alcance dos objetivos das unidades de ensino referentes ao aproveitamento do ensino e à melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município.

Confira abaixo a composição do Comitê de Mobilização de Barreirinhas:

Clerismar Sousa Silva - cleris.mar@hotmail.com
Edna Maria Almeida Nascimento - edna-almeida07@hotmail.com
Roselena Rocha Santos – roselenaroch@hotmail.com
Noele Maria Santos Lisboa - noellisboa@hotmail.com
Irlan Castro Reis - irlancastro@hotmail.com
Joelson Reis Machado – joelson_reis@hotmail.com
Eliane Silva Costa - elirodrigues10@hotmail.com
Jose De Assis Diniz Santos
Isael Nunes De Sousa
Izaquiel Silva Cantanhede
Henrique
Manoel Dos Navegantes
Maria de fatima batista silva filha
Francisco das chagas canela dos reis
Marco Antonio Mesquita Gomes

Com informações de Lúcia de Fátima Andrade Vidal, secretária adjunta de Educação de Barreirinhas (MA).

Nenhum comentário: