segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Comitê de Mobilização de Pindamonhangaba vai ampliar parcerias em 2011

Com o intuito de fortalecer a parceria com instituições religiosas, os membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação do município paulista de Pindamonhangaba organizam, para fevereiro de 2011, reunião com pastores e lideranças de todas as igrejas evangélicas do bairro das Campinas. Para o encontro, quando devem ser definidas as estratégias de ação do Comitê para o próximo ano, também serão convidados representantes da Igreja Católica.

Entre as ações desenvolvidas pelos mobilizadores junto às comunidades carentes do bairro das Campinas, a mobilizadora Doris Bertolino esteve reunida em duas ocasiões, nos dias 3 de dezembro e 29 de outubro, com adolescentes e jovens de 12 a 19 anos que frequentam cursos profissionalizantes oferecidos pela Casa do Jovem. Em conversa com os estudantes da instituição, mantida pela prefeitura de Pindamonhangaba, a mobilizadora fez um levantamento das principais dificuldades enfrentadas pelos alunos em suas escolas e debateu soluções para os problemas apontados.

Segundo Doris Bertolino, como resultado dos encontros na Casa do Jovem, os alunos foram incentivados a elaborar um panfleto sobre educação. “Nossa proposta a eles naquele momento era a de buscarmos, juntos, soluções. Uma delas foi que eles mesmos confeccionassem um panfleto com ‘a cara deles’, para ser distribuído na comunidade, com o intuito de alertar, orientar e conscientizar a população de que a escola é um bem de todos e que todos devem ser guardiões da mesma”, relata a mobilizadora. Para a impressão do panfleto, os mobilizadores buscam o apoio da Diretoria Regional de Ensino (DRE).

Ainda no bairro das Campinas, a convite das coordenadoras da Diretoria Regional de Ensino Rute Lidiani Pires e Regina Célia Bertolino Muniz, Doris Bertolino apresentou a Mobilização Social pela Educação durante reunião na Escola Estadual Pedro Silva, no dia 22 de outubro. O encontro também contou com a presença da supervisora da DRE, Maria de Fátima Ramos César; da presidente do Conselho de Merenda Escolar e secretária da Igreja Assembléia de Deus Ministério Belém, Fernanda dos Santos Ferreira Braga; da diretora da unidade de ensino, Izaura Madureira Gama; da professora, Cleonice Aparecida Nunes; da coordenadora pedagógica, Arani Ivanowsky de Jesus Cruz e da coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Doralice Aparecida Romão Roza Slemer, entre outros.

Além das instituições religiosas, o Comitê de Pindamonhangaba pretende levar à comunidade do bairro das Campinas cursos profissionalizantes oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), uma vez que o bairro é localizado próximo à zona rural. Para tanto, os mobilizadores têm feito contato com a responsável pelo SENAR no Sindicato Rural da Cooperativa de Laticínios do Médio Vale do Paraíba. O grupo busca, ainda, o apoio de pastores, padres, escolas e da comunidade em geral para a divulgação dos cursos.


Nenhum comentário: