segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Rio: comunidades Chapéu Mangueira e Babilônia recebem Mobilização em Dia de Ação Social

Integrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação dos morros do Chapéu Mangueira e Babilônia, no bairro do Leme, Zona Sul da capital fluminense, estão participando das últimas reuniões de pais programadas para o ano de 2010 nas escolas públicas e creches comunitárias dessas comunidades. Ao longo do mês de dezembro, esses mobilizadores vão divulgar a cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos e estimular a reflexão sobre o conteúdo da publicação, em ações que envolvem pais e profissionais da educação.

Com o objetivo de divulgar as ações e os novos projetos desenvolvidos pelo comitê, os mobilizadores que o integram participaram do Dia de Ação Social, evento realizado no dia 13 de novembro, nos morros Chapéu Mangueira e Babilônia. Durante a atividade, eles montaram stand, onde também distribuíram exemplares da cartilha e debateram sobre a mensagem da publicação com os visitantes.

Os integrantes do Comitê Rio, Ana Felipe, Sérgio Maia e David Arcenio, que também é membro da Representação do Ministério da Educação no Rio de Janeiro (REMEC/RJ), esclareceram dúvidas dos familiares de alunos e sugeriram formas de participar do cotidiano escolar de crianças e adolescentes, levando em consideração a realidade das famílias locais.




Comitê de Mobilização Chapéu Mangueira e Babilônia

A formação do Comitê de Mobilização que atua nas comunidades de Chapéu Mangueira e Babilônia foi definida em 16 de julho de 2009. O grupo é formado por voluntários que participaram da Oficina de Formação de Mobilizadores realizada dias 14 e 15 de maio do mesmo ano, no Rio de Janeiro. Os membros do comitê têm desenvolvido, junto às famílias de ambas as comunidades, diversas atividades de conscientização dos pais e responsáveis sobre a importância do envolvimento na trajetória escolar dos filhos.

Com informações de Sérgio Benedito Maia, representante do Comitê Rio

Nenhum comentário: