sexta-feira, 25 de junho de 2010

Famílias de Barueri são incentivadas a acompanhar a vida escolar dos filhos


As famílias de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nomura, em Barueri (SP), têm sido estimuladas a ampliar a participação na trajetória escolar dos filhos como forma de contribuir com a melhoria do aproveitamento do ensino. O incentivo foi feito durante reuniões de pais realizadas na escola, neste mês de junho, e que contaram com exposições conduzidas por membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação que atuam na região metropolitana de São Paulo, além de profissionais da unidade de ensino.

A reunião foi agendada para o horário de atividade coletiva da escola. Durante encontro, pais e mães receberam informações sobre os resultados positivos que podem ser alcançados a partir do acompanhamento da evolução escolar das crianças e jovens sob sua responsabilidade.

Entre outras dicas, foram orientados a criar rotina doméstica de estudos, a reservar local adequado para a realização da tarefa de casa, a incentivar a leitura e a acompanhar o rendimento escolar dos filhos. Do mesmo modo, receberam informações sobre como os pais podem ajudar a escola do filho a elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Pais e mães manifestaram entusiasmo em relação ao tema abordado na reunião, e participaram do debate sobre a Mobilização Social pela Educação. Na discussão sobre os desafios para a melhoria da qualidade do ensino, ressaltaram a importância das sugestões de práticas eficientes relacionadas à participação das famílias nesse processo. Assim, segundo os participantes do encontro, a reflexão sobre o tema vai além do mero debate sobre notas.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

BH institui Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação

Justificar A Prefeitura de Belo Horizonte (MG) instituiu o Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação. Com comemoração estabelecida, anualmente, para o dia 19 de setembro, a fixação da data é uma conquista do Comitê de Mobilização Social pela Educação da capital mineira que reivindicou do poder público a aprovação da Lei.

Sancionada em 14 de junho de 2010 pelo prefeito Márcio Araújo Lacerda, a Lei n.º 9.932 teve origem no Projeto de Lei (PL) n.º 583/09 de autoria do vereador Arnaldo Godoy.

A norma colocada em vigor determina, entre outros objetivos, que no Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação sejam desenvolvidas atividades no sentido de fomentar a efetiva participação das famílias e/ou responsáveis na vida escolar de crianças, jovens e adolescentes.


Estabelece, ainda, a realização de atividades voltadas à sensibilização da sociedade, em especial das famílias, sobre a importância da educação para o desenvolvimento individual e social. Ordena, além disso, o envolvimento de vários segmentos organizados em ações que despertem o interesse e o compromisso social na afirmação do direito de todos à educação de qualidade.


Na Câmara Municipal, a tramitação da Lei foi acompanhada por membros do Comitê de Mobilização, grupo formado, entre outros representantes de segmentos organizados e órgãos governamentais, como a Secretaria Municipal de Educação, por membros da Comissão de Educação da Casa.

Acesse aqui a Lei n.º 9.932.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Mesquita(RJ) envolve famílias do município na Mobilização


A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita, na região metropolitana da capital do Rio de Janeiro, tem desenvolvido ações no sentido de ampliar a participação das famílias na vida escolar dos filhos, para a melhoria do aproveitamento do ensino. Com a finalidade de reforçar essas atividades, promoveu, no dia 18 de junho, o lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação.


Realizado na sede social do Tênis Clube de Mesquita, o lançamento contou com a participação do prefeito da cidade, Artur Messias, da secretária municipal de Educação, Maria Fátima de Souza, de vereadores, membros da Representação do Ministério da Educação no Rio de Janeiro (REMEC/RJ) e i
ntegrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação da capital fluminense. O lançamento também reuniu gestores e profissionais da educação, pais, mães, alunos, conselheiros tutelares e escolares, representantes de segmentos sociais e religiosos.

Durante a atividade, as famílias receberam informações sobre os resultados positivos alcançados no aproveitamento do ensino como reflexo do acompanhamento, por parte dos pais, da trajetória escolar dos alunos.

Técnico em Assuntos Educacionais da REMEC/RJ e representante do Comitê de Mobilização/RJ, o professor David Francisco destacou que “não há desenvolvimento sem educação e, por ser tão vital, a educação não é só um compromisso das prefeituras e do MEC, mas de todos os cidadãos”.

“Uma presença tão significativa de representantes das várias áreas de atuação da cidade, inclusive 30 gestores das nossas unidades escolares municipais, revela seriedade e comprometimento com a Mobilização Social pela Educação”, ponderou Maria Fátima.

Para o prefeito Artur Messias, “hoje, a situação de uma unidade escolar é permeada por um conjunto de situações externas, seja por problemas de desestrutura familiar ou social. A escola passou a ter outras responsabilidades. O processo educativo não se faz sem pedras no caminho e o MEC, ao lançar esta campanha, nos diz que é preciso que os pais interajam com a escola, ajudando-a, melhorando-a, criticando-a, relacionando mais diretamente com a comunidade escolar”, afirmou o prefeito.

Municípios fluminenses são alcançados pela Mobilização

Belford Roxo

A comunidade do Colégio Estadual Santa Amélia, em Belford Roxo (RJ), recebeu dos membros do Comitê de Mobilização do Rio, no dia 01 de junho, orientações para estimular a participação das famílias na vida escolar dos filhos. A divulgação foi realizada durante a programação do Dia da Família na Escola promovido pela unidade de ensino.

Mais de 40 pais estiveram reunidos na atividade que incluiu palestra do professor David Arcenio sobre a importância do acompanhamento dos pais na educação escolar dos filhos. Gestora do colégio, a professora Elenita Costa Lucena sugeriu à representante da Secretaria de Estado da Educação, presente ao evento, que a Mobilização Social pela educação seja expandida à coordenadoria e, respectivamente, às escolas da rede.


Três Rios


O Plano de Mobilização Social pela Educação foi apresentado, no dia 25 de maio, aos profissionais da educação e às famílias dos alunos das escolas públicas do município de Três Rios (RJ). A exposição foi realizada pelos membros do Comitê de Mobilização do Rio, Sérgio Maia e David Arcenio.

A atividade contou com a participação do subsecretario municipal de Educação, de conselheiras tutelares, educadores, pais de alunos e psicólogos.


Volta Redonda

Membros do Comitê de Mobilização do Rio, Diane Kuperman, David Arcenio e Sônia Leite estiveram reunidos com o bispo da Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda, dom João Maria Messi, na cidade de Volta Redonda, no dia 27 de abril. Durante o encontro, expuseram o Plano de Mobilização Social pela Educação aos membros da Cúria Diocesana.

O Comitê Rio também incentivou a Diocese a envolver as famílias da região na Mobilização Social pela Educação.


Com informações de:

* David Francisco Arcênio, membro do Comitê de Mobilização Social pela Educação do Rio de Janeiro, e
* da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da prefeitura de Mesquita.
Crédito da primeira imagem: CCS Mesquita

Formação de Mobilizadores reúne lideranças em Campo Grande (MS)

Com o objetivo de ampliar as ações dos mobilizadores sul-matogrossenses, que buscam incentivar a participação das famílias na vida escolar dos filhos para a melhoria do aproveitamento do ensino, o Ministério da Educação (MEC) promoveu, em Campo Grande (MS), nos dias 18 e 19 de junho, a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação.

Realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, a atividade reuniu representantes de outros 20 municípios do Mato Grosso do Sul, além de voluntários de Rio Branco, Acre. Estiveram presentes, ainda, secretários Municipais de Educação, educadores, representantes da União dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Campo Grande, de conselhos tutelares, associações comunitárias e entidades religiosas, entre outras lideranças sociais.

Entre as cidades sul-matogrossenses, estiveram presentes mobilizadores de Campo Grande, Bataguassu, Jaraguari, Ribas do Rio Pardo, Paranaíba, Pedro Gomes, Alcinópolis, Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana, Anastácio, Bodoquena, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Jardim, Itaquiraí, Taquarussu, Eldorado, Bela Vista e Tacuru.

Durante a atividade, o consultor MEC/OEI, Sérgio Maia, expôs os principais pontos do Plano de Mobilização Social pela Educação e orientou a elaboração dos Planos de Ação a serem aplicados pelos mobilizadores em suas comunidades, com o intuito de conscientizar um número cada vez maior de famílias a respeito da importância do envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos.

Os participantes foram informados, ainda, sobre os principais programas desenvolvidos pelo pod
er público com o objetivo de promover a melhoria qualidade da educação.

Acesse aqui o relatório da Oficina de Formação de Mobilizadores elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande e a relação de lideranças de cada município representado no evento.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Mobilizadores do Maranhão e Piauí participam de Oficina em Teresina



Gestores da educação, membros de conselhos tutelares, lideranças sociais e do segmento religioso estiveram reunidos, nos dias 11 e 12 de junho, em Teresina, Piauí, durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), o evento reuniu representantes de 18 municípios do estado do Maranhão e de 11 municípios do Piauí.

Secretários municipais de Educação das cidades maranhenses de Caxias, Barreirinhas, Rosário, Trizidela do Vale, Coroatá, Porto Franco e Arari participaram da Oficina. Como resultado da atividade de formação, três grupos de mobilizadores do estado se organizaram em polos para conduzir sua atuação junto às famílias de estudantes de escolas públicas dessas localidades, com o objetivo de que os pais sejam conscientizados a respeito da importância da participação na vida escolar dos filhos, para a melhoria do aproveitamento do ensino.

O polo de Santa Inês (MA) reuniu lideranças de Bom Jardim, Monção, Olinda Nova do Maranhão, Coroatá, Matões do Norte e Olho d’Água das Cunhãs. O polo de São Luís foi composto por representantes dos municípios de Humberto de Campos, Morros, Barreirinhas, Rosário e Grajaú. O polo de Caxias está representado por lideranças de Timon, Estreito, Carolina e Trizidela do Vale.

Do estado do Piauí, lideranças sociais de Teresina, Altos e Castelo do Piauí formaram um dos polos de mobilizadores que deverá atuar na região da capital. Outro polo de mobilizadores é formado por representantes das cidades de Batalha, Parnaíba, Esperantina, Barras e Lagoa de São Francisco. O polo de Valença do Piauí reúne lideranças de Angical do Piauí e São Raimundo Nonato.


Formação de Mobilizadores

Durante a Oficina, os participantes receberam informações sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação, além dos principais programas e ações desenvolvidos pelo poder público em prol da melhoria da qualidade do ensino no País. Tomaram conhecimento, ainda, sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas e redes de ensino do Piauí e do Maranhão.

Após as exposições, os mobilizadores foram envolvidos no debate sobre o papel das lideranças sociais em ações que possam contribuir com a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas. Como resultado dessa atividade, os participantes da Oficina manifestaram o interesse e o compromisso em colaborar com o desenvolvimento da educação nos dois estados. Com esse objetivo, elaboraram Planos de Ações que preveem o envolvimento de outros atores e setores da sociedade e do poder público na Mobilização Social pela Educação.

Com informações de Ranilson Edilson da Silva, mobilizador em Santa Inês (MA).


RN: Mobilização é divulgada no II Fórum Estadual de Conselheiros Tutelares


Membros do Comitê de Natal, Rio Grande do Norte, divulgaram a Mobilização Social pela Educação no II Fórum Estadual de Conselheiros Tutelares, realizado no dia 08 de junho, na Câmara dos Vereadores de São Gonçalo do Amarante (RN). Além dos mobilizadores da capital potiguar, estiveram reunidos no evento lideranças sociais e representantes do poder público de mais de 20 municípios do estado.

Durante a atividade, a integrante do Comitê de Mobilização de Natal, Ione Campos Freitas, apresentou aos participantes a Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Em sua exposição, a mobilizadora incentivou o debate sobre o conteúdo da publicação e destacou o uso da Cartilha como meio de conscientização das famílias sobre a importância do envolvimento dos pais no cotidiano escolar dos alunos, para a melhoria do aproveitamento do ensino.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mobilizadores elaboram planos de ações em Oficina realizada em Brasília



As atividades desenvolvidas pelo Comitê de Mobilização de Cidade Ocidental, município goiano localizado no entorno do Distrito Federal, tiveram destaque entre as exposições realizadas na Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, evento promovido nos dias 14 e 15 de junho, em Brasília, pelo Ministério da Educação (MEC). Durante a programação, lideranças sociais de Santo Antônio do Descoberto, também do entorno, formaram o comitê Mobilização que atuará junto às famílias dos alunos das escolas públicas locais.

Realizada no Hotel Lakeside, a Oficina reuniu, além de lideranças sociais de Brasília e do entorno da capital federal, mobilizadores do estado do Maranhão e de Minas Gerais, representantes do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o presidente da Assembléia de Deus de Missão do Distrito Federal, pastor Douglas Roberto de Almeida Baptista.

Durante a Oficina, os mobilizadores receberam informações sobre os principais programas e as ações desenvolvidos pelo poder público em prol da melhoria da qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas do País. Tomaram conhecimento, ainda, a respeito das metas perseguidas pelo MEC para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Foram orientados, do mesmo modo, a desenvolver ações direcionadas às famílias dos estudantes, com o objetivo de que os pais sejam sensibilizados sobre a importância de sua participação na vida escolar dos filhos.

No segundo dia da Oficina, os participantes elaboraram, em grupos reunidos por afinidade de trabalho ou por proximidade geográfica, o planejamento das atividades que deverão desenvolver junto às suas comunidades, no sentido de envolver as famílias, os representantes de órgãos públicos, de entidades sociais e do segmento religiosos, além de profissionais da educação na Mobilização Social pela Educação.

No Maranhão, as integrantes do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu deverão desenvolver a Mobilização Social pela Educação com foco nas famílias dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As ações serão direcionadas aos pais de estudantes de escolas públicas de cidades da região de Imperatriz.

Em Brasília, a Mobilização deverá alcançar as famílias das cidades satélites de Planaltina, Gama, Paranoá e São Sebastião, entre outras.

Comitê de Mobilização de Cidade Ocidental

Acesse aqui informações sobre as atividades desenvolvidas e planejadas pelo Comitê de Mobilização de Cidade Ocidental
.










Comitê de Mo
bilização de Santo Antônio do Descoberto

O Comitê de Mobilização de Santo Antônio do Descoberto tem a seguinte composição:

Loiane Medeiros Oliveira Silva - Secretaria Municipal de Educação
Silas de Souza Brito - Secretaria Municipal de Educação
Sineide Rodrigues Chaves - Secretaria Municipal de Educação
Raimundo Nonato da Cruz Souza - Secretaria de Educação
Carmen Neide Antunes Pinheiro Secretaria Municipal de Educação
Andréa Adriana da Silva Melo - Secretaria Municipal de Educação
Maria de Lourdes silva lima - Secretaria Municipal de Educação
Lucilene Passos Borges - Assembléia de Igrejas Cristãs
Maria Lucivânia Borges de Alcântara - Secretaria Municipal de Educação
Idsônia Ferreira de Ubirajara - Secretaria Municipal de Educação
Rose Mary Dantas Barbosa - Secretaria Municipal de Educação
Rosa Maria Sabóia de Medeiros – CMEI
Rosélia de Oliveira Santos Monserrath – CMEI
Ronalma de Oliveira Santos Rabelo - Secretaria Municipal de Educação
Elaine Cristina carvalho Sales - Secretaria Municipal de Educação
Núbia de Souza lima - Secretaria Municipal de Educação

Arca das Letras

A partir da Oficina de Capacitação, a parceria entre a Mobilização Social pela Educação e o Arca das Letras deverá ser desenvolvida por meio da troca de experiências entre os mobilizadores de diversas regiões do País e os agentes de leitura, que são atores sociais capacitados para a orientação do uso do acervo das bibliotecas do programa do MDA.

Criado em 2003 pelo MDA, o programa Arca das Letras implanta bibliotecas para facilitar o acesso ao livro e à informação no meio rural brasileiro. A ação beneficia famílias do campo formadas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades de pescadores, remanescentes de quilombos, indígenas e populações ribeirinhas.

Para incentivar e facilitar o acesso à leitura, as bibliotecas são instaladas na casa dos agentes de leitura ou nas sedes de uso coletivo (associações comunitárias, pontos de cultura, igrejas), de acordo com a escolha da comunidade e disponibilidade dos agentes.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Campina Grande (PB) sedia Oficina de Formação de Mobilizadores


Mobilizadores de 23 municípios da Paraíba, de seis municípios pernambucanos e da capital potiguar, Natal, participaram da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação sediada em Campina Grande (PB), nos dias 11 e 12 de junho. A Oficina teve como objetivo orientar a ampliação do trabalho desses atores em suas comunidades, bem como conquistar novas adesões ao Plano de Mobilização Social pela Educação.

Realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Comitê de Mobilização da Paraíba, a atividade de formação contou com a participação de representantes de secretarias municipais de Educação, unidades do Serviço Social da Indústria (SESI), escolas estaduais e municipais, conselhos tutelares e escolares, movimentos sociais, associações comunitárias e do segmento religioso, entre outros.

Da Paraíba, além de Campina Grande, estiveram presentes mobilizadores de João Pessoa, São João do Cariri, Rio Tinto, Cruz do Espírito Santo, Igaracy, Patos, Ingá, Caturité, Cuité, Olivedos, Sousa, Borborema, São José dos Ramos, Ibiara, Juazeirinho, Esperança, Queimadas, São Francisco, Amparo, Puxinanã, Lagoa Seca e Pocinhos.

O estado de Pernambuco, por sua vez, esteve representado na atividade por voluntários de São Bento do Una, Itapissuma, Paranatama, Vicência, Cedro e São José do Egito.

Durante a Oficina, os mobilizadores receberam orientações para o desenvolvimento de atividades que incentivem a participação dos pais na vida escolar dos filhos. Puderam, ainda, tomar conhecimento sobre os principais programas do poder público de apoio à melhoria da educação básica, bem como sobre os indicadores da qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas, em especial o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).


No segundo dia do evento, separados em grupos, os mobilizadores prepararam Planos de Ação a serem implementados em suas comunidades.


Dia de Mobilização em São João do Cariri

Em 28 de maio de 2010, a Câmara Municipal de São João do Cariri (PB) aprovou, por unanimidade, a Lei que instituiu a data de 15 de abril como dia D da Mobilização Social pela Educação no Município. A proposta foi apresentada pelo vereador Cristovam Bezerra.

Azimar Fernandes, liderança da mobilização na Paraíba, destaca que São João do Cariri é a primeira cidade no estado a aprovar essa importante lei. “A adesão do poder público à Mobilização Social pela Educação demonstra a percepção por parte da sociedade referente aos efeitos da mensagem proposta pelo movimento que é bastante claro quando destaca que Educação não é atribuição exclusiva da escola e sim de todos os segmentos da sociedade como conselhos tutelares e escolares, igrejas, unidades de ensino, ministério público, poderes judiciário, executivo e legislativo, além de pais e alunos”, pondera.

A aprovação da Lei resulta da atuação dos membros do Comitê de Mobilização de São João do Cariri, criado no dia 1º de maio, junto aos representantes do Executivo e Legislativo. Alguns desses mobilizadores participaram da Oficina realizada em Campina Grande.

Confira abaixo a composição do Comitê de Mobilização de São João do Cariri:

1) Adriana Tavares de Araújo - representante do Grupo A.A.
2) Cristiano Almeida do Nascimento - representante da Igreja Católica - cristianoalmeida18@hotmail.com
3) Cristovam Bezerra Rodrigues - vereador
4) Edvam Farias de Araújo - representante das Associações Comunitárias e conselheiro escolar
5) Emília Maria Ribeiro Rodrigues Araújo – secretária/membro do Conselho Tutelar - emiliarodriguess@hotmail.com
6) Francisco Joaquim Júnior - conselheiro tutelar - francisco-j-junior@hotmail.com
7) Gema Galgany Cordeiros de Sousa - representante dos pais - galgany.cordeiro@yahoo.com
8) Gerlania de Sousa Costa - representante da Secretaria Municipal de Educação, lanaalvescosta@hotmail.com
9) Isac Farias Costa - Professor da EEEFM Jornalista José Leal Ramos e conselheiro Tutelar - isaccosta123@hotmail.com
10) José Barbosa de Andrade - representante das Igrejas Evangélicas
11) José Rogério Rocha do Nascimento - Diretor da Escola Municipal N.S. dos Milagres
12) Josefa Telma de Freitas - representante dos Agentes Comunitários de Saúde
13) Luciana Garcia Felipe - representante do Clube de Mães e conselheira escolar
14) Maria Emilia Pereira Medeiros de Brito - Secretaria de Acão Social do Município
15) Petrucio Clécio Alves de Oliveira – geógrafo - p.cleciogeo@hotmail.com
16) Rita de Cássia Batista de Brito Neves - representante da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dep.Tertuliano de Brito - cassiababosa@hotmail.com
17) Rosa de Lurdes Alves Santana - representante das Pastorais Sociais - rosasantanasjc@hotmail.com
18) Wanderley Barrêto Simões - representante dos Estudantes e da Ordem Demolay no Município - wanderleyssimoes@hotmail.com

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Brasília recebe Oficina de Formação de Mobilizadores


Lideranças sociais, representantes do segmento religioso e de órgãos públicos estarão reunidos na capital federal, nesses dias 14 e 15 de junho, para participar da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. A atividade é realizada pelo Ministério da Educação e tem como objetivo oferecer orientações aos voluntários do Distrito Federal e entorno para o desenvolvimento de ações voltadas à conscientização das famílias a respeito da importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. O evento será realizado no hotel Lake Side, das 8h às 18h, na segunda-feira, e das 8h às 12h, na terça-feira.

A Oficina também contará com a presença de mobilizadores de outras unidades da Federação, como os representantes do Projeto Parceria Votorantim pela Educação, de Minas Gerais, do Conselho Tutelar de São Paulo, e de profissionais da Educação do Maranhão. Integrantes do Comitê de Mobilização da Cidade Ocidental (GO), localizada no entorno do Distrito Federal, também vão participar da Oficina.

Serviço

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Brasília
Data: 14 e 15 de junho de 2010
Local: Hotel Lake Side - SHTN trecho 1 lote 2 Projeto Orla 3 - Brasília – DF
Horários: 14/06: 8h às 18h
15/06: 8h às 12h

quinta-feira, 10 de junho de 2010

SP: Jaú leva Mobilização aos bairros


A Secretaria Municipal de Educação de Jaú (SME), em São Paulo, em parceria com lideranças comunitárias do município, vem desenvolvendo, neste primeiro semestre de 2010, diversas atividades de conscientização das famílias sobre a importância dos pais participarem do cotidiano escolar dos filhos. Em ações conjuntas com a Secretaria Municipal de Saúde e com o apoio do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Cultural (FUSS), cerca de 5 mil exemplares da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foram distribuídas às famílias da cidade, estimulando o debate sobre o conteúdo da publicação.

No dia 11 de maio, agentes comunitárias de saúde estiveram reunidas na sede do FUSS do bairro Distrito de Potunduva, onde receberam instruções de representantes da SME para divulgação do Plano de Mobilização Social pela Educação às famílias com as quais desenvolvem suas atividades. Como resultado dessa orientação, as agentes de saúde distribuíram cerca de 180 cartilhas aos pais de alunos de escolas da rede pública.

Ação semelhante foi desenvolvida junto ao Projeto “Coração que bate e sente” iniciativa da SME, em parceria com outras Secretarias e diversos segmentos sociais, que oferece cursos e atividades diversas a alunos e pais. Nos dias 3 e 4 de maio, representantes da Secretaria de Educação visitaram o Projeto para conversar com as mães de alunos sobre a Mobilização Social pela Educação. Durante as exposições, entregaram exemplares da Cartilha.

Membros do Departamento de Mobilização da Secretaria de Educação e do Projeto “Coração que bate e sente”, educadores e agentes comunitários de saúde reuniram-se, dia 28 de abril, para avaliar as ações de Mobilização implementadas no município e definir novas atividades. A reunião foi realizada na sede do Projeto, localizada no bairro Maria Luiza IV.

Mobilização nos bairros

A Mobilização Social pela Educação foi divulgada, dia 5 de maio, aos agentes comunitários de saúde que atuam no bairro Jardim Padre Augusto Sanni. A apresentação foi realizada no Centro Catequético e incluiu debate sobre o conteúdo da Cartilha e estímulo aos agentes para divulgação da publicação à comunidade.

No mês de março, a equipe da Secretaria de Educação estendeu a Mobilização aos bairros Jardim Cila de Lúcio Bauab e Jardim Santa Helena. No primeiro, os mobilizadores contaram com o apoio da coordenação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para levar a mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos às famílias do bairro.

No Jardim Santa Helena, os mobilizadores discutiram estratégias de ação com agentes comunitários do Posto de Atendimento à Saúde (PAS). Os agentes receberam 500 exemplares da Cartilha para subsidiar a discussão sobre Mobilização com a comunidade local e incentivar os pais a participarem ativamente da vida escolar dos filhos.

Apoio das igrejas

Durante reunião dos mobilizadores locais, realizada no dia 30 de março, a Mobilização Social pela Educação e a Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foi apresentada ao Pastor da Igreja Apostólica Batista Resgate. O debate sobre a importância do envolvimento dos pais na trajetória escolar dos filhos vem, desde então, sendo inserido nos trabalhos da entidade religiosa com as famílias e na Reunião Mensal da Associação das Igrejas Evangélicas.

Oficina de Formação de Mobilizadores

As educadoras e representantes da equipe de Mobilização da Secretaria Municipal de Educação de Jaú, Lúcia Helena Barros e Maria de Lourdes Cantarelli, participaram, nos dias 14 e 15 de maio, da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Assis (SP).

Leia mais sobre a atividade em: Assis capacita Mobilizadores Sociais pela Educação e no Blog Educajaú


Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação de Jaú e do Blog Mobilização Jaú


quarta-feira, 9 de junho de 2010

Osasco (SP) divulga composição do Comitê Regional



Mobilizadores de Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Osasco e da grande São Paulo participaram, no dia 05 de junho, do lançamento do Comitê Regional de Mobilização. Organizada pela Pastoral da Educação da Diocese de Osasco, município sede do evento, a atividade envolveu, ainda, representantes de 11 paróquias e de quatro regiões pastorais, além do presidente do Sindicato dos Professores da Região Oeste, Adenir Segura.

Por meio do lançamento, o Comitê de Mobilização, que vinha desenvolvendo ações em cidades como Osasco, Barueri e Carapicuíba, oficializou sua composição e conquistou o apoio de novos membros. Com o reforço dos novos integrantes, o Comitê pretende fortalecer sua atuação e levar a Mobilização a todos os municípios da região metropolitana de São Paulo.

Confira abaixo a composição do Comitê de Mobilização da Região Metropolitana de São Paulo:

1) Abílio Klebert Libério * - Osasco - bibiliberio1@ig.com.br
2) Adriana Galvão Silva * - Osasco - adriana.galvao.ph@ig.com.br
3) Andréia Nascimento * - São Paulo - pro_andreia_nascimento@yahoo.com.br
4) Angelo Pavan * - São Paulo - angelo-pavan@yahoo.com.br

5) Gerson de Oliveira * - Barueri - gerson.1313@yahoo.com.br
6) Heloísa Cordeiro – Barueri - heloisa.cordeiro@gmail.com
7) Ines Oliveira Miranda de Andrade - Osasco - inesoma@gmail.com
8) Laércio Prando * - Osasco - laercioprando@gmail.com
9) Laide Storielli - Osasco - lalastorielli@hotmail.com
10) Magali Angelo Rodrigues dos Santos – Vargem Grande Paulista - magaliangelorodrigues@hotmail.com
11) Marcos Tadeu da Silva * - Osasco - professormarkito@terra.com.br
12) Rosemary Aparecida A. Lopes – Carapicuíba - edutin.rose@ig.com.br
13) Valdete Leonel P. Osório * - Osasco - valdete.osorio@hotmail.com
14) Vera Lúcia Lopes - Osasco - lopesveralucia@uol.com.br

* Novos membros

Com informações de Vera Lúcia Lopes, mobilizadora em Osasco (SP).

terça-feira, 8 de junho de 2010

São Bernardo do Campo divulga Cartilha da Mobilização


A Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo, São Paulo, promove, nesta quarta-feira, 09 de junho, o Lançamento da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. A iniciativa tem por objetivo reforçar as atividades de divulgação da Mobilização Social pela Educação na cidade e região.

O evento contará com a participação da assessora especial do ministro da Educação Fernando Haddad, Linda Goulart, do Prefeito de São Bernardo do Campo e de servidores do município. A atividade será realizada a partir das 19 horas, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Ruth Cardoso (Cenforpe).

O Lançamento é direcionado, entre outras lideranças sociais, a representantes de entidades religiosas, assistenciais e de associações de pais e mestres; diretoras de escolas municipais; conselheiros tutelares, municipais de Educação e da Criança e do Adolescente.

Por meio da divulgação da Cartilha, a Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo pretende incentivar e ampliar a participação dos pais na vida escolar dos estudantes das redes públicas de ensino, de modo que esse comportamento possa contribuir com a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) local.

Serviço:
Lançamento da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos
Data: 09 de junho de 2010
Horário: 19 horas
Local: Centro de Formação dos Profissionais da Educação Ruth Cardoso (Cenforpe) - Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, n.º 201, Bairro Planalto, Km 20,5 da Via Anchieta, São Bernardo do Campo.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Região metropolitana de São Paulo (SP) consolida Comitê de Mobilização


Neste sábado, dia 5 de junho, mobilizadores de Osasco e região promovem o lançamento do Comitê regional de Mobilização Social pela Educação. A atividade será realizada a partir das 8h30, no Salão Atos da Cúria, durante o “Café Educacional”. Organizado pela Pastoral da Educação em parceria com o Comitê local, o evento contará com a presença de gestores da educação, educadores, lideranças sociais e representantes de entidades religiosas.

O lançamento é realizado com o objetivo de oficializar e divulgar à sociedade local a formação do Comitê de Mobilização regional. O grupo tem atuado em municípios da região metropolitana de São Paulo, como Osasco, Carapicuíba e Barueri. Por meio desse evento, os mobilizadores pretendem, ainda, fortalecer e organizar as ações do Comitê regional e estimular a criação de comitês municipais.

Ações do Comitê

Neste mês de junho, os mobilizadores de Barueri deverão divulgar o conteúdo da Cartilha aos membros das igrejas católicas do município. A Mobilização será discutida, entre outras atividades, durante as reuniões com voluntários das igrejas.

Nos meses de abril e maio, os mobilizadores da região de Osasco desenvolveram diversas atividades para conscientização das famílias sobre a importância da participação dos pais no cotidiano escolar dos filhos. Mais de 10 mil exemplares da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foram distribuídos durante essas ações aos pais de alunos. As famílias participaram de debates sobre o conteúdo da publicação e tomaram conhecimento sobre experiências bem sucedidas de envolvimento dos pais nos estudos dos filhos.

Em Barueri, após contato estabelecido pela mobilizadora Heloisa Cordeiro com a secretária adjunta de Educação, Flávia Moreno, a Secretaria Municipal de Educação passou a apoiar as ações de Mobilização realizadas na cidade, levando a mensagem da Cartilha às escolas da rede. Nessas unidades de ensino, a publicação vem sendo apresentada às famílias e aos educadores, em reuniões de pais, do conselho escolar e da Associação de Pais e Mestres.

A mobilização tem alcançado, ainda, os pais de alunos das escolas de Educação Infantil, em Vargem Grande Paulista.

Com informações de Heloísa Cordeiro, membro do Comitê de Mobilização de Osasco e região.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Pindamonhangaba reivindica aprovação de Lei sobre Semana de Mobilização


Membros do Comitê de Mobilização de Pindamonhangaba, em São Paulo, buscam junto ao poder público a aprovação de Lei que deverá instituir a Semana Mobilização Social pela Educação do município. O Projeto de Lei sobre o tema, de autoria da vereadora Geni Dias Ramos, tramita na Câmara Municipal desde 20 de maio.

Em 25 de maio, o representante do Comitê de Mobilização, professor João Moreno de Souza Filho, encaminhou ao prefeito, João Antônio Salgado Ribeiro, ofício solicitando inclusão no Projeto de Lei de artigo referente a apoio financeiro da Prefeitura para as despesas pertinentes à realização anual da Semana de Mobilização.

A redação dada ao Projeto de Lei contempla a proposta apresentada pelos membros do Comitê à vereadora. O texto havia sido discutido pelo mobilizadores, em reunião realizada no dia 14 de maio.

Se aprovada, a Lei deverá estabelecer a semana em que incidir o dia 19 de setembro como o período de realização da Semana Mobilização Social pela Educação do município. A escolha da data faz referência ao dia em que se comemora o aniversário de Paulo Freire.

Conquistas da Mobilização

O trabalho realizado pelos membros do Comitê de Mobilização de Pindamonhangaba junto às famílias locais, no sentido de incentivar o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos, para a melhoria do aproveitamento do ensino, tem apresentado resultados positivos.

Em seu depoimento, a mobilizadora, Doris Cardoso Prudente Bertolino, resume o sentimento desses mobilizadores em relação às conquistas do grupo. “Hoje à noite estive em um culto de família e vi um avô, todo orgulhoso, dizendo que sua filha casada tinha ido à escola do filho em busca de informações sobre como participar do conselho da merenda. A atitude dessa mãe havia sido incentivada pelo pastor da igreja. Ela foi à escola, fez campanha entre os pais e foi eleita conselheira. O Pai ainda ressaltou a grande responsabilidade que ela estava assumindo, uma atitude de cidadania. São os frutos das sementes que estão começando a germinar. Tenho visitado uma escola ou outra e tenho encontrado mães que estão se interando pelas atividades da escola, algumas com a Cartilha em punho, e é muito interessante.”, relata.

Ainda em reconhecimento à colaboração de Doris Bertolino e do professor João Moreno à realização da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Pindamonhangaba, evento promovido pelo Ministério da Educação, de 16 a 18 de abril, a Câmara Municipal aprovou Moção de Cumprimento aos dois mobilizadores.

Com informações de João Moreno e Doris Bertolino, membros do Comitê de Mobilização de Pindamonhangaba.

Mobilizadores participam de Oficina de Formação em Campinas


Como resultado da parceria do Ministério da Educação (MEC) com o Compromisso Campinas pela Educação (CCE), o município paulista de Campinas foi sede, em 21 e 22 de maio, da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. O evento reuniu representantes de diversos segmentos sociais, empresas, unidades de ensino, movimentos sociais, ONGs, entidades religiosas e conselhos tutelares, entre outros.

Além de Campinas, a Oficina contou com a participação de mobilizadores de São Paulo, Jacareí, Piracicaba, Sorocaba, Capão Bonito, Pindamonhangaba, Vinhedo, Pereiras, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Itobi, Cosmópolis e Guarulhos.

Durante o evento, o consultor MEC/OEI, Sérgio Maia, orientou os mais de 80 participantes a se informarem sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas de seus municípios, além dos principais programas desenvolvidos pelo poder público para a melhoria da qualidade da educação.

Com base nas informações sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação fornecidas na Oficina, os mobilizadores prepararam planos de ações direcionados às suas comunidades. As atividades têm como objetivo a divulgação do conteúdo da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos às famílias da região, de modo a sensibilizar os pais para a importância da atenção dada à trajetória de ensino dos estudantes.

Um grupo de participantes elaborou um relatório de memória do evento. Clique aqui para acessar o arquivo.

Representantes da Parceria Votorantim pela Educação também participaram do evento de formação em Campinas. Acesse aqui a matéria sobre a Oficina publicada no Blog Educação.

Leia mais sobre a Oficina de Formação de Mobilizadores em Campinas no site do CCE.