quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Barreirinhas (MA) apresenta experiências de Mobilização aos professores de Pirenópolis (GO)

A convite dos integrantes do Comitê de Pirenópolis, a secretária adjunta de Educação do município maranhense de Barreirinhas, Lucia de Fátima Andrade Vidal, apresentou as experiências de Mobilização desenvolvidas em sua cidade durante a Jornada Pedagógica dos Professores de Pirenópolis, no dia 20 de janeiro. Realizada no Teatro Municipal de Pirenópolis, a palestra foi direcionada aos profissionais de Educação e mobilizadores da cidade goiana.

Lucia Vidal, de Barreirinhas, durante palestra em Pirenópolis
Após a abertura feita pela secretária de Educação de Pirenópolis, Márcia Áurea Oliveira, Lucia Vidal deu início à exposição das atividades promovidas em Barreirinhas, apresentando as orientações contidas no Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e apontando como os mobilizadores da cidade maranhense têm colocado em prática as sugestões do Plano. Os professores presentes no evento receberam, ainda, dicas de como incentivar o envolvimento dos pais no cotidiano escolar dos alunos e conheceram os materiais utilizados pelos mobilizadores de Barreirinhas em suas ações.

A palestra foi finalizada com peça teatral montada por mobilizadoras barreirinhenses, apresentada durante reuniões de pais na cidade, que tem o intuito de demonstrar a importância do acompanhamento dos pais da vida escolar dos filhos. Ao fim da Jornada Pedagógica, ainda no dia 20 de janeiro, a secretária adjunta de Educação de Barreirinhas reuniu-se com o prefeito e a secretária de Educação de Pirenópolis para fazer um balanço do evento e planejar novas ações em conjunto.

Encontro com o Comitê de Pirenópolis antes da Jornada Pedagógica
No dia anterior à atividade, 19 de janeiro, a mobilizadora do Maranhão foi convidada, ainda, a participar de encontro com membros do Comitê de Pirenópolis no Hotel Mandala. Na oportunidade, entre outros tópicos, Lucia trocou experiências com integrantes do Comitê que representam segmentos sociais que não são ligados diretamente à Educação, como a delegada de Pirenópolis, além dos comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

A participação de Barreirinhas no evento em Pirenópolis começou a ser articulada no Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização, promovido em São Bernardo do Campo (SP), no mês de dezembro. Durante o Encontro, que teve como um dos seus objetivos propiciar a interação entre os mobilizadores, a mobilizadora Selma d’Abadia, membro do Comitê de Pirenópolis, entrou em contato com a secretária adjunta de Barreirinhas e a convidou a repetir  sua apresentação no Encontro aos professores da rede municipal de Pirenópolis.

Nenhum comentário: