quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Conselhos escolares fortalecem Mobilização pela Educação em Jacareí (SP)

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Jacareí enfatizou, durante a mesa de debates “O papel das Secretarias de Educação na interação família-escola” no Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização, em São Bernardo do Campo (SP), a parceria dos mobilizadores locais com os Conselhos Escolares para a conscientização da comunidade sobre a importância da interação família-escola. A exposição, conduzida pelo secretário municipal de Educação de Jacareí, João Roberto Costa, e pelo assessor comunitário da SMED, Almir Santos Gonçalves, integrou a programação do segundo dia do evento, 13 de dezembro.

De acordo com a apresentação da SMED de Jacareí, o município paulista aderiu à Mobilização pela Educação como forma de implementar conselhos escolares nas unidades municipais de Educação Infantil e nas creches, além de reestruturar os já constituídos nas Unidades de Ensino Fundamental. Desse modo, buscou-se incentivar diversos setores da sociedade a contribuírem com a construção da gestão democrática nas escolas públicas da cidade.
Participantes do 2º Encontro Municipal de Conselhos Escolares
Para envolver os conselheiros escolares na Mobilização Social pela Educação, a Secretaria de Educação de Jacareí incluiu o tema nos dois encontros municipais de Conselhos Escolares. O último, realizado em novembro de 2010, reuniu cerca de 250 participantes, entre pais de alunos, professores, diretores e funcionários das escolas.

Além dos encontros de Conselhos Escolares, a SMED promoveu processo eleitoral que elegeu 748 conselheiros, com a participação de quase 11 mil votantes. Os conselheiros eleitos foram capacitados em eventos também realizados por iniciativa da Secretaria.

Acesse aqui e confira a apresentação da Secretaria Municipal de Jacareí no Encontro de Lideranças, que inclui imagens das ações de Mobilização no município.

Nenhum comentário: