quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Em 2012 um milhão de salas de aula vão receber dicionários

Em 2012, toda sala de aula de escola pública terá um dicionário com a nova ortografia da língua portuguesa. O Ministério da Educação, por intermédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) está prevendo a compra de 10 milhões de exemplares que serão distribuídos para um milhão de salas dos ensinos fundamental e médio do país.

Serão quatro tipos de dicionários. Para o primeiro ano do ensino fundamental, os dicionários terão entre 500 e mil verbetes. Serão de De 3 mil a 15 mil verbetes para os estudantes do segundo ao quinto ano e entre 19 mil e 35 mil verbetes para alunos do sexto ao nono ano do fundamental. Para o ensino médio, de 40 mil a 100 mil verbetes.

A última vez que o FNDE enviou dicionários para escolas públicas foi em 2006, antes das mudanças estabelecidas pelo acordo ortográfico. “É muito importante que os alunos possam consultar dicionários já adaptados às novas regras. Por isso, vamos enviar um conjunto com dez exemplares para cada uma das salas de aula do país”, afirma Rafael Torino, diretor de ações educacionais do FNDE.

Nenhum comentário: