segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Parceria Votorantim pela Educação

Experiências do Projeto foram destaque durante encontro de Lideranças da Mobilização 

Mobilizadores locais do Grupo Votorantim participam do evento

As boas práticas de Mobilização Social pela Educação desenvolvidas pelo Instituto Votorantim no âmbito do Projeto Parceria Votorantim pela Educação tiveram destaque entre as exposições realizadas durante o Encontro de Lideranças da Mobilização, evento realizado em São Bernardo do Campo (SP), em dezembro de 2010.


Conduzida pela representante do Instituto Votorantim, Amanda Aragão, a exposição referente ao Projeto integrou as apresentações realizadas durante a segunda mesa de debates do Encontro. As “Estratégias e ações das empresas para mobilizar seus públicos” foi o tema explorado durante esta atividade.

Amanda Aragão explicou a motivação do Instituto em participar e colaborar com o MEC na expansão da Mobilização Social pela Educação. Pontuou, ainda, os itens norteadores do projeto Parceria Votorantim pela Educação: 

  • Educação como compromisso de todos
  • Lógica da cooperação X Lógica da doação
  • Foco na qualidade da educação, considerando abordagem territorial
  • Alinhamento a políticas públicas (PDE), com inovação e metodologia
  • Empoderamento das comunidades: controle social
Amanda também explicou que a empresa conta com os ativos da capilaridade geográfica de sua atuação em 39 municípios localizados em todas a regiões brasileiras e do compromisso social de seus funcionários para alimentar sua capacidade e mobilização. 

Expôs, ainda, que o Projeto Parceria Votorantim pela Educação visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública, por meio da mobilização social e do apoio à gestão pública, para identificação de oportunidades concretas de desenvolvimento da educação pública local.

Além de explicar a forma de trabalho do Instituto no âmbito da Mobilização Social pela Educação, enumerou os setores da sociedade envolvidos no Projeto Parceria Votorantim pela Educação. Destacou, ainda, os parceiros institucionais como o Ministério da Educação, as Secretarias Municipais de Educação, o Movimento Todos Pela Educação e o Canal Futura que atuam de maneira conjunta no desenvolvimento de ações que buscam incentivar a interação família-escola e a melhoria da qualidade da educação oferecida na escolas públicas do País.

A formação dos mobilizadores promovida pelo Instituto Paulo Freire foi outra parceria destacada por Amanda Aragão que ressaltou, ainda, o apoio de representantes do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE).

Especificamente sobre as práticas do projeto, explicou como os funcionários, as comunidades e as famílias são mobilizados. Para desenvolvimento dessas práticas, destacou, ainda, o empenho dos membros da equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto. 

Amanda também indicou o Blog Educação da Votorantim para a busca de informações detalhadas sobre o projeto.

Acesse aqui o conteúdo completo da exposição sobre o Projeto Parceria Votorantim pela Educação.

Compartilhando aprendizados
Com informações do Blog Educação
 
Encontro contou com um cenário para fotos que recordava um ambiente escolar


Durante o Encontro de Lideranças, o projeto Parceria trouxe também aos presentes um momento para recordar os “tempos de escola”. Todos os mobilizadores puderam tirar uma fotografia como “Parceiro da Educação” num cenário que recordava o ambiente escolar.

“É uma grande satisfação para o Instituto Votorantim participar deste encontro, onde estão as principais lideranças da mobilização social do país. O projeto, desde o seu nascimento, carrega o DNA da colaboração, da partilha de experiências bem sucedidas e do aproveitamento de boas práticas de outras organizações e empresas. E este é o principal objetivo deste encontro”, comentou Amanda Aragão.

Para os mobilizadores do projeto Parceria, também foi um importante momento para conhecer outras ações desenvolvidas pelo país e ter novas ideias para sua atuação. “A importância de encontros como este é grandiosa. Um evento desta magnitude reúne muitas pessoas e permite uma grande interlocução e troca de experiências e ideias que serão implantadas nas ações diárias de mobilização”, acredita Rosilene Brandes, mobilizadora do Parceria na Bahia.

Para Ane Teixeira, mobilizadora do Parceria no Espírito Santo, estar presente no encontro foi uma oportunidade de aprendizado que vem para contribuir com as ações a serem realizadas pelo projeto. “É animador ver e ouvir pessoas de diversas regiões do país engajadas pela causa da educação. Tenho certeza que o nosso trabalho tem gerado e vai gerar grandes frutos”.

Leia mais no Blog Educação:

Nenhum comentário: