sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Professora de Nova Glória (GO) cria “Rap da Mobilização”

Para conscientizar os pais de alunos da Escola Municipal Primavera, em Nova Glória (GO), a respeito da importância da participação das famílias na vida escolar dos filhos, a integrante do Comitê de Nova Glória, professora Regina Célia de Morais e Silva, criou o “Rap da Família Escolar”.  

Com orientações básicas aos pais, como ler bilhetes enviados pela escola e auxiliar nas tarefas de casa, os educadores da Escola Primavera esperam que a música incentive a participação dos pais nas atividades propostas pela escola, contribuindo para a melhoria do aproveitamento do ensino.


Confira abaixo a letra do “Rap da Família Escolar (Mobilização Social pela Educação)”, composta pela mobilizadora Regina Célia:

Papai e mamãe, prestem atenção
Este recado é de coração
A Mobilização Social pela Educação
Veio pra ajudar: acompanhem então minha vida escolar

Sigam agora os passos que vou lhes dar
Visitem a escola em primeiro lugar
Conversem com os professores pra se informar
Como estou e no que preciso melhorar.

Leiam bilhetes da escola pra se situar
Das reuniões e saber questionar
O seu interesse vai me motivar
E assim estará a me preparar

No futuro vou ter que me deparar
Com oportunidades para me profissionalizar
Quanto mais cedo eu começar a estudar
Mais sucesso terei em minha vida escolar

A minha saúde é fundamental
Meu cartão de vacina deve estar atual
Se for necessário procure ajuda de um profissional
E assim serei um aluno legal.

O meu uniforme tem que estar limpinho
Confiram meu material pra ficar completinho
E na hora de executar os meus trabalhinhos
Terei sucesso junto com meus amiguinhos

Criança na escola tem deveres a cumprir
Frequentá-la direitinho sem nunca desistir
Realizar tarefas de casa com atenção
Papai e mamãe só auxiliarão

Criar hábito de leitura é uma diversão
Melhora o vocabulário e a imaginação
Frequentar a biblioteca é inovação
E agora também temos a computação

Tem a hora de brincar, jogar e ver televisão
A conversa e o estudo geram comunicação
Tudo isto faz parte de uma boa educação
Com estas dicas teremos muita emoção

A inclusão é um direito que devemos aceitar
As diferenças temos que valorizar
Os especiais vamos respeitar
Com eles conviver e estudar sem discriminar

Nossos professores têm deveres e obrigação
Não atrasarem, não faltarem e trabalhar com dedicação
Manterem a disciplina e o conteúdo aplicar.
Conversar com a família sempre que precisar

O Governo é um amigo espetacular
Mantém a merenda na unidade escolar
O livro didático para nos auxiliar
E o PDE¹ vem complementar

O Conselho Escolar existe para melhorar
Os resultados da escola e para ajudar
Conhecer os seus membros e fiscalizar
É obrigação da família escolar

A todos que ainda não concluíram seus estudos
Tenho um recado para lhes dar
O EJA² está aí, venham se renovar
Antes tarde do que nunca o que vale é estudar

Seguindo estas dicas poderão ajudar
Melhorando o IDEB³ a escola vai ganhar
Se tiverem dúvidas, venham nos visitar
Procurem a diretora, professores e o Conselho Escolar

( IDEB³ Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)
 (PDE¹ Plano de Desenvolvimento da Educação)
 ( EJA² Educação de Jovens e Adultos)

4 comentários:

Undime-TO disse...

Parabéns professora!!!

Fiquei muito feliz em ver Nova Glória(minha cidade natal) citada através de seu maravilhoso rap, como referência em ações de mobilização da comunidade.

Sucesso em suas ações!

Janeydes - Secretária Administrativa da Undime-TO

ANA CLÁUDIA SANTOS disse...

Professora, boa tarde

Gostei muito do RAP. Irei repassar para os professores e diretores.

Parabéns!

Ana Cláudia-Guariba-SP

Lívia Frederico disse...

Ana Cláudia e Janeydes,

Vocês já se inscreveram como mobilizadoras pela Educação? Caso ainda não tenham realizado o cadastro, convidamos-as a se inscreverem por meio do preenchimento do formulário que se encontra na seção "Como participar", logo abaixo do título do Blog, e o encaminhem para mobilizacaosocial@mec.gov.br

Não temos notícia da atuação de mobilizadores em Tocantins, nem na cidade de Guariba, em São Paulo. Dessa forma, o contato de vocês é muito importante!

Deixo também o meu e-mail para mais esclarecimentos: livia.silva@mec.gov.br.

Aguardo notícias suas!

regilene disse...

Parabéns pela iniciativa Professora Regina, com certeza voce fará a diferença neste projeto tão importante para a Educação.Sua determinação e garra só vem comprovar sua eficiencia e dedicação em pról do seu trabalho.;