segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

SESI-PB divulga balanço de ações de Mobilização

Durante a mesa de debate sobre as boas práticas de mobilização desenvolvidas por organizações não governamentais no Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização Social pela Educação, em São Bernardo do Campo (SP), a unidade de Campina Grande do Serviço Social da Indústria (SESI) do estado da Paraíba apresentou as ações que a organização vem promovendo na cidade e região. Conduzida por Sandra Regina Medeiros Lucena, a exposição integrou a mesa “Como incluir a Mobilização pela Educação em projetos sociais de organizações não governamentais”, no dia 12 de dezembro, e apontou, ainda, as metas do SESI-PB para 2011.

Entre as atividades, a representante do SESI-PB destacou a atuação dos mobilizadores em edições do projeto Ação Global, parceria do SESI com a Rede Globo, que envolve todos os programas da organização relacionados a  educação, saúde, lazer e responsabilidade social. Com o intuito de conscientizar a comunidade a respeito da importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos, os voluntários incluíram na programação do projeto palestras em escolas estaduais e municipais da zona rural e urbana dos municípios que receberam edições do Ação Global.  

Mobilizadores durante reunião do Comitê de Campina Grande
Sandra Regina também ressaltou a parceria do SESI com o Comitê de Mobilização de Campina Grande como fator importante para o sucesso das ações promovidas pelos mobilizadores. Todas as segundas quartas-feiras do mês, os voluntários se reúnem na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB) para avaliar as ações empreendidas e planejar novas atividades.

Como resultado dessas reuniões, cada Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT) e escola SESI passaram a contar  com a participação de um mobilizador, responsável por divulgar a Mobilização Social pela Educação nas salas de aula e junto à comunidade local. As atividades desenvolvidas pelos mobilizadores se direcionaram, principalmente, a professores, gestores, agentes comunitários, representantes de instituições religiosas, secretários de educação e agentes de saúde, entre outros.

Em 2011, os mobilizadores do SESI-PB planejam expandir sua atuação às empresas de grande porte. Para tanto, pretendem, por exemplo, incluir a Mobilização em eventos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), incentivar a discussão sobre o tema nos intervalos de almoço e convidar os funcionários a se envolverem nas atividades desenvolvidas pelo Comitê.

Acesse aqui o conteúdo completo da apresentação do SESI-PB no Encontro de Lideranças.

Nenhum comentário: