sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Presidenta Dilma Rousseff convoca sociedade a se mobilizar pela educação


“Nenhuma área pode unir melhor a sociedade que a Educação.
Nenhuma ferramenta é mais decisiva do que ela para
superarmos a pobreza e a miséria. Nenhum espaço pode realizar
melhor o presente e projetar com mais esperança o futuro do que
uma sala de aula bem equipada, onde professores possam
ensinar bem, e alunos possam aprender cada vez melhor.
É neste caminho que temos que seguir avançando com passos largos”.

Dilma Rousseff, presidenta do Brasil


A presidenta Dilma Rousseff dedicou o seu primeiro pronunciamento pela televisão, ontem, dia 10 de fevereiro, a reafirmar o compromisso de seu governo com a educação de qualidade para todos. E deu grande ênfase à importância de a sociedade se mobilizar para o alcance desse compromisso. Dizendo que esta é a grande hora da educação brasileira, destacou que sua concretização “só será possível se cada pai, cada aluno, cada professor, cada prefeito, cada governador, cada empresário, cada trabalhador tomar para si a tarefa de acompanhar, discutir, cobrar, propor e construir novos caminhos para a nossa Educação. Como Presidenta, como mãe e avó, darei tudo de mim para liderar esse grande movimento”. 
 
Ela lembrou o bom momento que o país está vivendo destacando, porém, que ele traz “uma imensa necessidade de darmos um grande salto na qualidade do nosso ensino. Um desafio que só será vencido se governo e sociedade se unirem de fato nesta luta, com toda a força, coragem e convicção”.
 
A presidenta falou também da necessidade de investir mais na formação e remuneração de professores, de ampliar o número de creches e pré-escolas em todo o país, de criar condições de estudo e permanência na escola, para superar a evasão e a repetência. “E, muito especialmente, acabar com essa trágica ilusão de ver aluno passar de ano sem aprender quase nada”.

Concluiu a mensagem, reafirmando que a luta mais obstinada de seu governo será o combate à miséria, que necessitará, dentre várias medidas, especialmente, melhorar a qualidade do ensino, “pois ninguém sai da pobreza se não tiver acesso a uma educação gratuita, contínua e de qualidade. Nenhum país, igualmente, poderá se desenvolver sem educar bem os seus jovens e capacitá-los plenamente para o emprego e para as novas necessidades criadas pela sociedade do conhecimento”.

País rico é país sem pobreza. Este será o lema do novo governo para, segundo a presidenta Dilma, alertar permanentemente ao governo e a toda a sociedade que só realizaremos o destino de grandeza do Brasil quando acabarmos com a miséria. E para que “a única fome neste país seja a fome do saber, a fome de grandeza, a fome de solidariedade e de igualdade. E para que todos os brasileiros possam fazer da educação a grande ferramenta de construção do seu sonho”.

Vale a pena ler o pronunciamento completo. Clique aqui.

Um comentário:

TRIBUNALIVRE disse...

Sempre sonhei com um governo que tivesse a educação como prioridade em seu programa de governo. Me entristeço quando vejo tantos semelhantes com todas as fomes citadas pela presidenta. Há dez anos trabalho como voluntário na educação de pais, www.escoladepais.org.br, e no ano passado entrei para o Comite de Mobilizaçao Social pela Educaçao. Com muita dificuldade, trabalhando, conclui uma faculdade pelo sistema E.A.D. Me sinto mais capacitado para meu trabalho de voluntário e quero continuar parceiro de todos aqueles que se doam para fazer da educação a grande ferramenta que irá realizar os sonhos de muitos de nossos semelhantes que se encontram à margem da dignidade humana.
Gilmar de Carvalho
gcarvalho31@gmail.com
Bauru-SP