terça-feira, 29 de março de 2011

Comitê de Ilhéus (BA) mobiliza pais de alunos da rede pública

O Comitê de Mobilização Social pela Educação que atua no município baiano de Ilhéus vem somando esforços para conscientizar famílias de alunos e profissionais da educação da rede pública sobre a importância da interação família-escola. Nesta sexta-feira, dia 1º de abril, os mobilizadores estarão reunidos com pais de alunos e educadores na Escola Municipal Cantinho do Recreio, no Centro Social Urbano de Ilhéus, na Barra de Taípe, para discutir o tema “Experiência dos pais enquanto fiscalizadores da aprendizagem do aluno”.

Mobilizador Roberto Corsário
fala aos pais de alunos
Encontro semelhante foi realizado no dia 19 de março, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus e por iniciativa da direção da Creche Municipal Dom Eduardo, localizada no bairro São Francisco. Além dos integrantes do Comitê, a atividade contou com a presença de cerca de 60 pais de alunos, de representantes do Conselho Municipal de Educação (CME), da Associação do Professores Profissionais de Ilhéus (APPI) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB).

Durante palestra conduzida por Roberto Corsário, membro do Comitê local e vice-presidente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em Ilhéus, os participantes tomaram conhecimento sobre o trabalho dos mobilizadores de sensibilização da comunidade a respeito da importância da participação das famílias no cotidiano escolar dos alunos. A exposição foi reforçada por intervenções dos mobilizadores Carlos César, Áurea Diva, Maria da Glória e Vandilson Gomes.

Gilvânia Nascimento dá informações
sobre o CME
Após a exposição de Roberto Corsário, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Gilvânia Nascimento, explicou aos pais como o CME vem atuando em defesa de diretrizes que contribuam para a melhoria da educação na cidade. A professora Enilda Mendonça, que também é mobilizadora e presidente do sindicato dos professores (APPI/APLB) e do Conselho da Alimentação Escolar (CAE), fez um panorama dos avanços conquistados pelos profissionais da educação nos últimos dez anos no município e enfatizou a Mobilização Social pela Educação como importante instrumento para que os educadores busquem, por meio de diálogo com a comunidade, aprimorar ainda mais a sua atuação.

De acordo com a coordenadora da educação infantil no município, Jorsinay Argôlo, a Mobilização pela Educação em Ilhéus representa um avanço nas relações entre familiares e educadores nas escolas da cidade. “Esse momento é importantíssimo para o rumo que a educação de Ilhéus tomará, a aproximação da família e da escola resgata laços que ficaram perdidos na história”, reflete a coordenadora.

Leia mais sobre a atividade na Creche Dom Eduardo no blog do Comitê de Ilhéus.

Com informações de Roberto Corsário, membro do Comitê de Mobilização de Ilhéus.

Nenhum comentário: