quinta-feira, 10 de março de 2011

Pastoral Afro-brasileira de São Paulo (SP) adere à Mobilização

Mobilizadores de Osasco, município localizado na região metropolitana de São Paulo, reuniram-se com lideranças da Pastoral Afrobrasileira (PAB) que atua na capital paulista para divulgar a Mobilização Social pela Educação. Promovido pela integrante do Comitê local Vera Lúcia Lopes, o encontro foi realizado em 12 de fevereiro, no Centro Pastoral São José do Belém, em São Paulo.

Em sua exposição, Vera Lopes destacou a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos como o principal instrumento para trabalho com a comunidade atendida pela Pastoral Afrobrasileira, que conta com a participação de presbíteros dos distritos Belém, São Miguel Paulista, Cidade Tiradentes, Itaquera e Guaianases, entre outros. Após debate sobre o conteúdo da publicação, os membros da Pastoral foram orientados a atuarem como multiplicadores em suas localidades, incentivando as famílias a se envolverem mais efetivamente no cotidiano escolar dos alunos.

Além do incentivo à interação família-escola, por meio da adesão da Pastoral à Mobilização Social pela Educação, os mobilizadores esperam unir forças para combater o bullying sofrido por alunos afro-brasileiros e, dessa forma, melhorar o aproveitamento do ensino.  “Uma das maiores preocupações da PAB é com o bullying que as crianças e jovens afro-brasileiros sofrem no interior das escolas e salas de aula, causando, com isso, perda da autoconfiança e da autoestima e resultando em baixo rendimento escolar”, reflete Vera Lopes.

Com informações de Vera Lúcia Lopes, membro do Comitê de Mobilização de Osasco/Região Metropolitana de São Paulo.

Nenhum comentário: