domingo, 24 de abril de 2011

Leitura e família: uma história que se conta

O Comitê de Mobilização Social de Belo Horizonte programou para 2011 uma série de eventos e ações para mobilizar as famílias em torno da importância da leitura, o gosto e a aquisição do hábito de ler. Quer mostrar, com oficinas e várias atividades o papel que a família pode desempenhar no gosto das crianças e adolescentes pela literatura. Quer chamar a atenção, em especial, para o fato de que ler é uma prática básica, essencial para aprender. E que nada substitui a leitura, mesmo numa época de proliferação dos recursos audiovisuais e da informática.

Para dar visibilidade ao papel e importância da família na promoção do hábito de leitura, serão realizados eventos públicos nas nove regionais da cidade. O primeiro acontecerá no próximo dia 14 de maio, durante toda a manhã, na comunidade Vila São João Batista, no bairro de Venda Nova. Ele marcará a abertura de uma rua recuperada pela comunidade. O curioso é que o local era um córrego insalubre, numa região dominada pelo tráfico. Em mutirão, os moradores recuperaram o espaço e pintaram os muros com várias cores.

É nesse espaço colorido, que ocorrerá a manhã dedicada à leitura e família: uma história que se conta. Os moradores serão convidados a escrever sua história nos painéis colocados nos muros.

Coordenada pela ONG Missão Paz e o Comitê de BH, a programação contará com oficinas, skates teatral UNIBH, ministradas pelos alunos dos cursos de pedagogia e letras e do projeto pedagogia itinerante. Haverá também oficinas de arte com os alunos do professor Vandir, círculos de contação de histórias com pais e alunos da escola integrada, sorteio de kit família leitura, entre outras atividades.

A manhã será encerrada com um almoço de confraternização, também organizado pela comunidade.

Nenhum comentário: