terça-feira, 19 de abril de 2011

Você acompanha a nota da escola de seu filho?

Toda escola pública do país tem uma nota de 0 a 10: o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Você pode encontrar a nota da escola do seu filho no Portal do MEC ou no site do Educar para Crescer e checar se o colégio tem uma Educação de qualidade.

Você vai à escola do seu filho?

É importante conhecer os professores dele e se familiarizar com o ambiente que seu filho freqüenta todos os dias.

Você participa do dia a dia da escola?

Entre para o Conselho Escolar e a associação de pais. Não tenha vergonha de apresentar o seu ponto de vista à diretoria e aos professores da escola. Critique, elogie, faça sugestões.

Você valoriza os professores?

Apoie o trabalho e mostre que você admira a profissão. Afinal eles serão os grandes responsáveis pela Educação de seu filho. Pergunte o que será ensinado e como você pode ajudar.

Você respeita o professor do seu filho?

Converse com ele sempre que possível. Encontre-o sempre que pedir. Se não concordar com a opinião do professor, fale com ele a sós, e nunca na frente do seu filho. Ensine, sempre, seu filho a ouvir o professor e a respeitá-lo.

Você vai às reuniões de pais e mestres?

É nas reuniões que você conhece a escola a fundo, acompanha o aprendizado, esclarece dúvidas gerais, vê seu filho sob outros pontos de vista... Se não puder ir, chame alguém da família para ir no seu lugar.

Cartilhas sobre Educação

Essas dicas foram extraídas da cartilha Guia da Educação em Família, do Movimento Educar para Crescer do Grupo Abril, e fazem parte de uma série que vem sendo reproduzida pelo Blog da Mobilização.

Além de servir de reflexão para mudança de comportamento pelas próprias famílias, pode ser divulgado pelos mobilizadores sociais pela educação em seu trabalho junto aos pais e mães de alunos de escolas públicas.

Leia mais:

Nenhum comentário: