sexta-feira, 6 de maio de 2011

Mobilização Social pela Educação é divulgada em Japeri (RJ)

A importância da Mobilização Social pela Educação e do Fortalecimento dos Conselhos Escolares para a melhoria da qualidade do ensino foram temas das exposições realizadas no município de Japeri, na região metropolitana da capital fluminense, no dia 29 de abril. Proferidas por David Francisco Arcenio e Silma Cléris, representantes, respectivamente, do Comitê Rio de Mobilização Social pela Educação e do Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE), as palestras foram acompanhadas pela secretária municipal de Educação, Miram de Paz dos Santos Resende, pela coordenadora de Educação Especial, Abgail Silva, por gestores das escolas municipais e técnicos da secretarias, entre outros participantes.

A atividade reuniu cerca de 50 educadores e foi realizada com os objetivos de reforçar a atuação dos conselhos escolares locais existentes e de incentivar a criação de novos, além de estimular o desenvolvimento de atividades direcionadas à sensibilização das famílias e da sociedade para a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos.

Gestores e técnicos participantes da atividade receberam exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e foram estimulados a refletir e debater sobre o conteúdo da publicação. Como resultado dos debates, manifestaram interesse em dar continuidade à Mobilização no município. Para isso, programaram reuniões em suas escolas  para divulgação, entre os pais, do Plano de Mobilização Social pela Educação.

Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE)

Membros do Comitê Rio de Mobilização
A exposição em Japeri deu continuidade às ações quem têm sido promovidas em parceria, no Rio de Janeiro, por integrantes do Comitê de Mobilização e do GAFCE, desde 2010.

O GAFCE é uma estratégia definida durante do II Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar, evento realizado em Brasília, no ano de 2010. O Grupo busca alcançar todos os municípios brasileiros por meio de iniciativas que fortaleçam a escola pública através da gestão democrática da educação.

“A comunidade escolar precisa e deve participar do processo educativo e da construção da escola de qualidade que se deseja para a Nação. Isso só será possível através de uma gestão participativa, onde a sociedade esteja representada de forma legítima, através do conselho escolar, atuando de forma decisiva e permanente”, reflete David Arcenio.

Ele conta que o GAFCE-RJ começou a se reunir, mensalmente, na REMEC-RJ, a partir de setembro de 2010. Por  orientação do coordenador Nacional do Programa de Fortalecimento dos  Conselhos Escolares, Roberto Junior, o grupo passou a trabalhar, como preceitua  a política do Ministério da Educação (MEC), de forma articulada com outros Programas do ministério.

Ao articular sua as ações, o GAFCE percebeu a interligação entre os objetivos do Conselho Escolar e do Plano de Mobilização Social pela Educação. “Constatamos que as famílias precisam ser orientadas. Cuidar da educação de seus filhos e avaliar com mais propriedade a qualidade da educação oferecida nas unidades escolares pelo Brasil afora são objetivos comuns dos dois Programas”, explica David Arcenio.

Ele lembra, ainda, que os pais podem aferir  essa qualidade que se almeja atuando, também, na  função de conselheiros escolares: decidindo, fiscalizando, mobilizando, opinando, sugerindo. Dessa forma, passam a cumprir o que preconiza o artigo 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, no parágrafo único, que atribui aos pais a responsabilidade acompanhar a educação dos filhos.

David Arcenio também enfatiza que, a partir desta  constatação, o grupo começou a aproveitar as oportunidades de reuniões, de eventos e fóruns regionais do Conselho Escolar para divulgar, compartilhar e conjugar ações do GAFCE-RJ com as do Plano de Mobilização Social pela Educação.

Assim, em 2010, o grupo de mobilizadores promoveu o lançamento do PMSE no Município de Mesquita e realizou reunião de pais para falar sobre o conselho escolar e o PMSE na rede municipal de ensino de São João de Meriti. Participou, ainda, de reunião em conjunto com os representantes do Mais Educação e da Escola Aberta para divulgação do PMSE. Do mesmo modo, promoveu reuniões mensais do GAFCE em Teresópolis.

Fórum Regional dos Conselhos Escolares da Baixada Fluminense  


Ainda no ano passado, o GAFCE acompanhou o monitoramento do PDE-Escola e divulgou o PMSE no município de Barra do Piraí. Esteve presente, também, no Fórum do Conselho Escolar na cidade Itaboraí. O grupo realizou visitas de sensibilização em relação ao Conselho Escolar e ao PMSE aos secretários de Educação dos municípios que integram a região metropolitana do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.

Em 2010, também integrou o  1º Fórum Regional dos Conselhos Escolares da Baixada Fluminense, evento que reuniu representantes de 13  municípios. Nesta atividade, os participantes receberam a Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

Com informações de David Arcenio, membro do Comitê Rio de Mobilização Social pela Educação

2 comentários:

.:: Candice Accola Brasil disse...

gostaria de saber destes encontros e reuniões com antecedência,para que eu possa participar.
Acho muito bom essa idéia de fazer a família entender a sua importância na escola

Maisa Cardoso disse...

Olá Candice?
Precisamos saber seu e-mail para que possamos responder seu comentário.
Leia, por gentileza, os seguintes textos:1) ´Informe seu e-mail para obter resposta sobre comentários postados no Blog´ (http://familiaeducadora.blogspot.com/2011/04/informe-seu-e-mail-para-obter-resposta.html) e

2)Leia a área ´Como participar (http://familiaeducadora.blogspot.com/p/como-participar.html) do Blog da Mobilização e preencha o Formulário de inscrição de mobilizador.

Entre em contato conosco: mobilizacaosocial@mec.gov.br

Obrigada,Maisa Cardoso
da equipe da Mobilização Social pela Educação do MEC