sexta-feira, 13 de maio de 2011

Municípios gaúchos discutem estratégias para incentivar a interação família-escola

A Mobilização Social pela Educação foi um dos destaques do I Encontro de Formação da União Nacional dos Conselhos Municipais (UNCME), que reuniu cerca de 500 representantes de 16 municípios do Rio Grande do Sul na cidade de São Lourenço do Sul, no dia 3 de maio. Entre os participantes, o evento contou com a participação de secretários municipais de educação, conselheiros municipais, técnicos das secretarias, diretores e professores.

Realizada a partir da articulação entre diversos parceiros – Fibria, Instituto Votorantim, AZONASUL (Associação dos Municípios da Zona Sul do RS) e Ministério da Educação (MEC), entre outros temas, a atividade forneceu espaço para a discussão de estratégias para que a parceria entre escola-família-comunidade de fato aconteça nas cidades e gere mudanças nos índices educacionais. O debate foi conduzido por Linda Goulart, assessora especial do Ministro da Educação e coordenadora nacional da Mobilização Social pela Educação.

Em sua exposição, Linda Goulart enfatizou o papel da comunidade e das famílias para a melhoria do aproveitamento do ensino oferecido pelas escolas públicas. “É preciso que as famílias cobrem também qualidade no aprendizado de seus filhos, não ficando satisfeitas apenas com a possibilidade deles terem merenda, transporte e livros didáticos. Mas, é necessário também, que as famílias assumam a sua responsabilidade, participando da vida escolar”, destacou a coordenadora.

Linda convocou os educadores presentes a ficarem atentos à importância de se estabelecer formas concretas dessa aproximação, tendo os professores papel essencial neste processo. Segundo a assessora do MEC, para que essa interação de fato aconteça, é preciso observar alguns fundamentos como, por exemplo, de que todos vejam o quão fundamentais são os professores para a aprendizagem dos alunos; de que as famílias são o grande patrimônio no apoio ao aprendizado; de que as famílias desejam sim sempre o melhor para os seus filhos. “É preciso criarmos um ambiente de diálogo, aproximação e cooperação. Afinal, o que todos nós queremos no final é garantir o direito de aprender aos nossos meninos e meninas”, concluiu.

Ao fim do evento, os representantes das escolas municipais São Lourenço do Sul, sede do encontro, foram convidadas pela secretária municipal de Educação, Carla Lübke, a pensarem em um plano de ação para trabalhar a Mobilização Social pela Educação junto às famílias a partir do conteúdo da cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos”, desenvolvida pelo MEC e entregue pelo projeto Parceria a todos os presentes.

Leia mais sobre a atividade no Blog Educação:


Com informações de Daniele Próspero, publicadas no Blog Educação.

Nenhum comentário: