quinta-feira, 26 de maio de 2011

RJ: mobilizadores da região serrana participam de Oficina de Formação

A Oficina reuniu cerca de 90 participantes
As secretarias de Educação dos municípios de Cantagalo, Macuco e Cordeiro, localizados na região serrana do Rio de Janeiro, promoveram, no dia 6 de maio, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. Realizada no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) “Janjão” de Cantagalo, a Oficina reuniu profissionais da educação, representantes de entidades religiosas, de órgãos públicos, de conselhos tutelares e de associações de moradores, entre outras lideranças sociais.

Além das secretárias de Educação dos três municípios – Maria Lúcia Farah Noronha, de Cantagalo; Albina Amaral Salgado, de Cordeiro; e Simony Marini da Silva Mansur, de Macuco –, a atividade contou também com a presença de representantes das secretarias municipais de Saúde e da Assistência Social de Cantagalo e dos diretores do CIEP, Maria Lycia Barros Pitta e Airto José Dias Miguel.

Durante a Oficina, conduzida pelo consultor Sérgio Benedito Maia, os participantes receberam informações sobre os avanços e desafios da Educação brasileira. A apresentação abriu espaço para a discussão sobre a importância da inserção da Educação como valor social e da interação família-escola-comunidade como forma de melhorar o aproveitamento do ensino oferecido nas escolas públicas e, assim, contribuir para a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Consultor Sérgio Maia, as secretárias
de Educação e a diretora do CIEP

Para falar sobre a Mobilização, Sérgio Maia apresentou a lógica, os objetivos e as sugestões de ações contidas no Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), bem como seu principal instrumento de divulgação e de conscientização, a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Os participantes foram orientados, ainda, a visitarem o blog e o site da Mobilização para se inspirarem nas boas práticas desenvolvidas pelos mobilizadores em diversas localidades do País.

Divididos em grupos de acordo com as cidades de origem, os mobilizadores debateram formas de aplicar as orientações do PMSE em suas comunidades, elaborando Planos de Ação de acordo com a realidade educacional de cada município. Para dar início às atividades, os mobilizadores planejam articular a criação de Comitês locais para a promoção de ações que irão focar, prioritariamente, escolas que apresentam baixo Ideb.

Com informações do consultor Sérgio Benedito Maia, palestrante do evento.

Nenhum comentário: