quarta-feira, 18 de maio de 2011

Secretaria de Educação de Praia Grande (SP) promove Oficina de Formação de Mobilizadores

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Praia Grande, São Paulo, reuniu representantes de diversos segmentos sociais para participar da Oficina sobre a Mobilização Social pela Educação. Realizada nos dias 26 e 27 de abril nas salas de capacitação da Seduc, a atividade contou com a presença de técnicos da Seduc, profissionais da educação, membros de associações de bairro, integrantes da Polícia Militar, de organizações não governamentais e entidades religiosas.

Durante o evento, o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) foi apresentado aos participantes pelo consultor Sérgio Benedito Maia, que  também forneceu dados sobre a Educação no País e na região de Praia Grande. Sérgio ainda enfatizou a importância das ações de incentivo à interação família-escola-comunidade para a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e parabenizou as iniciativas que  vêm sendo promovidas pela Seduc nesse sentido.

Divididos em grupos de acordo com metas para a Educação no município, os participantes debateram temas como educação infantil, o Plano de Ações Articuladas (PAR), formação continuada de professores, além dos desafios para melhorar o Ideb nas escolas públicas do município. Durante a discussão, foi enfatizado o planejamento de ações de Mobilização em Praia Grande, com base na apresentação do consultor e nos materiais entregues, como a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, o Plano de Mobilização Social pela Educação e o folheto explicativo que contém a lógica da Mobilização.

A atividade também ofereceu espaço para a apresentação de projetos que já vem sendo desenvolvidos pela Seduc e por parceiros em prol da melhoria da qualidade da educação na cidade. Entre os trabalhos, teve destaque a Pedagogia Comunitária, projeto criado pela Seduc de Praia Grande, em 2005, por meio da Divisão de Ação Comunitária. Atualmente, a Divisão conta com uma equipe de 40 pedagogas que promovem diversas ações de incentivo à participação das famílias no cotidiano escolar dos filhos, como visitas às casas dos alunos e reuniões com os familiares.

Para dar início ao trabalho de Mobilização em Praia Grande, os participantes da Oficina elegeram metas prioritárias, como acompanhar a alfabetização e a evolução do desempenho dos alunos por meio da promoção de um ambiente de colaboração entre familiares e unidades de ensino, levando em consideração os diferentes contextos sociais que as famílias estão inseridas. Foi enfatizado, ainda, o importante papel das instituições religiosas nesse processo, por se encontrarem, muitas vezes, mais próximos às comunidades.

A Oficina marcou também o início das articulações para a criação de um Comitê de Mobilização no município paulista. Para tanto, contatos com ONGs, associações de bairro e igrejas vêm sendo estimulados pelas pedagogas comunitárias para fortalecer as ações de Mobilização. A expectativa dos mobilizadores, a partir da Oficina, é a de envolver todos os agentes sociais que têm interesse ou que já desenvolvem ações relacionadas com o tema, como conselhos tutelares e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), além de criar ações educativas a serem implementadas em parceria com a Guarda Civil Municipal e os agentes de trânsito.

Para encerrar o evento, a chefe da Divisão de Ação Comunitária, Valkiria Medeiros do Nascimento Oliveira, promoveu o lançamento da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e declarou aberta a Mobilização Social pela Educação em Praia Grande.

Nenhum comentário: