terça-feira, 7 de junho de 2011

Altônia (PR) recebe Oficina de Formação de Mobilizadores

Com o objetivo de fortalecer a Mobilização Social pela Educação na região, o município de Altônia (PR) sediou, no dia 24 de maio, Oficina de Formação de Mobilizadores com participação de representantes de diversos segmentos sociais. Além de Altônia, estiveram representadas na atividade as cidades de São Jorge do Patrocínio, Francisco Alves, Pérola, Perobal e Cafezal do Sul.

Promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Altônia em parceria com o Ministério da Educação, a Oficina contou com a presença de profissionais da educação, gestores, assistentes sociais, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, de conselhos tutelares, da Pastoral da Família, do Centro de Assistência Nova Vida (CANV) e de associações de pais e mestres (APM).

Na abertura do evento, a representante da SMED, Neusa Henrique Rodrigues, falou da satisfação da Secretaria em receber a Oficina. O vice-prefeito José João Perini, por sua vez, ressaltou o papel da Mobilização como meio de incentivar as famílias a acompanharem a vida escolar dos filhos e a participarem mais das atividades propostas pelas escolas.

A exposição sobre a Mobilização foi conduzida pelo consultor Sérgio Benedito Maia, que apresentou como os mobilizadores vêm atuando em todas as regiões do País e sobre como essa atuação pode contribuir para a melhoria de indicadores educacionais como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Sérgio destacou, ainda, a importância do envolvimento de diversos setores da sociedade nas atividades de Mobilização e forneceu dados sobre a Educação no Brasil.

Após a palestra do consultor, os participantes dividiram-se em grupos de acordo com os municípios de origem para planejar ações de incentivo à interação família-escola-comunidade. Para dar início às atividades, os mobilizadores analisaram o Ideb de seus municípios e definiram estratégias com o intuito de contribuir para a elevação do indicador.

Nenhum comentário: