quinta-feira, 30 de junho de 2011

Atenção da família a atividades escolares é estimulada por mobilizadores e conselheiros tutelares do Recife (PE)

Escolas públicas localizadas no bairro Bomba do Hemetério, no Recife (PE), vêm sendo foco de ações de incentivo à interação família-escola-comunidade promovidas pelos mobilizadores locais em parceria com o Conselho Tutelar. Gestores, professores e pais de alunos das escolas municipais Nova Aurora e Margarida Siqueira Pessoa receberam, nos dias 17 e 10 de junho, respectivamente, orientações sobre o papel dos pais na trajetória escolar dos filhos, a função do Conselho Tutelar e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Mobilizadores e conselheiros tutelares durante reunião
As visitas às escolas e a parceria entre membros do Conselho Tutelar e voluntários da Mobilização Social pela Educação foram articuladas durante reunião realizada no dia 7 de junho. Na ocasião, além dos conselheiros e mobilizadores, gestores das escolas selecionadas para receberem as atividades de Mobilização discutiram formas de aumentar a participação das famílias e de solucionar, em conjunto, problemas como violência escolar, uso de drogas e violação de direitos de crianças e adolescentes.

Durante as palestras nas escolas municipais Margarida Siqueira Pessoa e Nova Aurora, os conselheiros tutelares e os mobilizadores enfatizaram a importância do envolvimento dos familiares no cotidiano escolar. Para o conselheiro Vado Luz, a participação dos pais na educação dos filhos vai além do acompanhamento dos estudos e é fundamental para evitar problemas de comportamento em sala de aula. “Os pais devem orientar desde a questão de como se portar na mesa durante as refeições até a forma como seu filho se relaciona com o colega e com o professor na escola”, exemplificou.

Palestra na EM Margarida Siqueira Pessoa
Os pais de alunos presentes nas atividades foram apresentados também às principais ações do Programa Bombando Cidadania – iniciativa do Instituto Walmart em conjunto com o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (Iadh) –, que tem apoiado e desenvolvido ações de Mobilização pela Educação no bairro. Ao fim da exposição, os pais foram convidados a participar das reuniões do Comitê de Apoio ao Programa.

Entre os resultados dos eventos nas unidades de ensino, a EM Nova Aurora e o Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF) firmaram parceria para encaminhamento de crianças que necessitem de apoio psicossocial. Além disso, os conselheiros tutelares se comprometeram em atender as demandas dos gestores educacionais do programa Qualiescola, que beneficia ambas as instituições visitadas. Estão sendo articuladas, ainda, novas palestras nas escolas públicas da região.

Com informações de André Luiz Lira do Nascimento, mobilizador no Recife (PE).

Nenhum comentário: