terça-feira, 21 de junho de 2011

Capivari de Baixo (SC) realiza segunda edição do Projeto Escola de Pais

Pais de alunos da rede municipal de ensino de Capivari de Baixo terão nova oportunidade de receber orientações de profissionais da educação, saúde e segurança, alem de trocar experiências com educadores e outros pais. De junho a setembro, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realiza a etapa 2011 do ciclo de palestras “Escola de Pais”, para estimular as famílias a debaterem temas emergentes e pertinentes à educação e socialização de crianças, adolescentes e jovens.

O projeto foi idealizado no ano passado pela Secretaria de Educação e Cultura e envolve cinco temas: Família – O desafio do diálogo numa relação de amor; Educação e Limites; Acompanhe seu filho na internet; Pais e filhos – Direitos e deveres – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); e o Programa Educacional de Resistência às drogas (Proerd): Lição para pais.

“Os assuntos permanecerão os mesmos do ano passado, até que todos os cinco pólos tenham recebido todos os temas, fechando o ciclo”, explica a psicopedagoga responsável pelo Apoio Pedagógico da rede municipal de ensino, Rafaela Alves Machado. Ela ainda acrescenta que, em 2010, foram realizadas palestras com até 80 participantes.

De acordo com o cronograma de 2011, a Escola de Pais tem atividades programadas sempre às quartas-feiras, às 19h, com palestras ministradas por especialistas da educação, saúde e segurança, de Capivari de Baixo e Tubarão, que deverão mediar discussões e estimular reflexões com a sociedade local.

Para o secretário de Educação e Cultura de Capivari de Baixo, professor José Wanderley Araújo da Rosa, o ponto alto do projeto é a troca de experiências relacionadas aos temas abordados. “Chega um momento da educação dos filhos em que os próprios pais, mesmo tendo passado por fase semelhante, têm dificuldades, principalmente no mundo de hoje. E ouvir orientações profissionais e conversar com outros pais sempre levam a novas reflexões e até mesmo mudança de postura em relação à educação familiar”, considera.

“A sociedade passa por uma fase preocupante onde tudo é permitido, fazendo com que os valores morais e familiares sejam esquecidos e invertidos. O pai que participa de um projeto como esse, Escola de Pais, é o pai que se preocupa e tem esperança de que a sociedade tenha salvação e que a mudança começa dentro da própria casa; é o pai que tem consciência de seu papel, que não espera que o professor o substitua”, pondera o prefeito de Capivari de Baixo, Luiz Carlos Brunel Alves.

A programação completa do projeto que se estende até setembro, percorrendo todo o município, está disponível nas escolas e no site de Capivari de Baixo. Clique aqui para conferir.

Com informações da jornalista Marcia Silva, de Capivari de Baixo.

Nenhum comentário: