quarta-feira, 29 de junho de 2011

Comitê de Mobilização do Rio de Janeiro desenvolve atividades em parceria com conselhos escolares

Integrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação do Rio Janeiro (Comitê Rio) desenvolveram, neste primeiro semestre de 2011, diversas atividades em parceria com representantes do Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Ministério da Educação (MEC). O trabalho em conjunto facilitou a realização de diversos eventos que envolveram, principalmente, secretários municipais de educação, professores, funcionários de escolas, famílias dos alunos e lideranças sociais de cidades da região metropolitana da capital fluminense. Essas atividades tiveram como objetivo envolver a sociedade em ações de incentivo à participação dos pais na vida escolar dos filhos para a melhoria da qualidade da educação pública.

Um desses eventos, realizado no dia 06 de maio, foi direcionado à comunidade escolar de Vassouras (RJ) e contou, entre outras autoridades locais, com a participação da secretária municipal de Educação, Vânia Cristina de Mattos Baptista. Essa programação também reuniu gestores e lideranças sociais das cidades de Rio Claro, Barra do Piraí, Mendes, Três Rios e Miguel Pereira, localizadas na Região do Médio Paraíba II.

Durante o evento em Vassouras, os mobilizadores Davi Francisco Arcênio, morador da capital, Rita de Cássia, do município de Mesquita, e Silma Cléris, de São João do Meriti, todos integrantes do Comitê Rio, explicaram o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) aos participantes. Os mobilizadores ainda distribuíram exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e conversaram com as famílias sobre as orientações contidas na publicação.

Os mobilizadores do Rio de Janeiro também falaram sobre o trabalho desenvolvido no âmbito do Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, incentivando a comunidade de Vassouras a se integrar às atividades dos conselhos em funcionamento nas unidades de ensino locais, como forma de contribuir com as decisões administrativas e pedagógicas tomadas nessas escolas. Famílias e profissionais da educação foram estimulados, do mesmo modo, a instituírem o conselho escolar nas localidades que ainda não formaram essa instância.

Leia mais sobre outras ações do Comitê Rio em parceria com o Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares divulgadas no Blog da Mobilização:

Nova Iguaçu mobiliza conselhos escolares em prol da Educação Integral

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Nova Iguaçu (RJ) tem buscado o apoio de pais e professores que são membros de conselhos escolares para sensibilizar as famílias a respeito da importância da adesão à educação em horário integral. No dia 11 de maio, a Semed promoveu o encontro “Conselho Escolar na Mobilização Integral” com o objetivo de estimular que os representantes desses segmentos promovam atividades que incentivem as famílias e os profissionais da educação a se envolverem em iniciativas que resultem na inserção e permanência dos alunos na Educação Integral.

Durante o encontro, a Semed de Nova Iguaçu distribuiu exemplares de cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos aos pais e responsáveis pelos alunos. As famílias também participaram de debate sobre o conteúdo da publicação.

Leia mais sobre o encontro Conselho Escolar na Mobilização Integral no site da Prefeitura de Nova Iguaçu:

Educação realiza encontro com conselheiros escolares

Nenhum comentário: