terça-feira, 14 de junho de 2011

Comitê Rio programa ações para o segundo semestre

O Comitê de Mobilização Social pela Educação do Rio de Janeiro (Comitê Rio) reúne-se no dia 30 de junho para planejar as ações que o grupo deverá realizar no segundo semestre de 2011. A pauta do encontro deverá incluir a continuidade do trabalho que vem sendo realizado em parceria com o Programa de Fortalecimento dos  Conselhos Escolares do Ministério da Educação (MEC).

Definida em 2010, durante o II Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar, a parceria entre o Comitê Rio e o Programa teve seu calendário de ações reforçado em 2011. Dessa cooperação, resultaram diversas ações realizadas na capital e em localidades do interior do estado do Rio de Janeiro, com destaque para cidades das regiões da Baixada Fluminense e dos Lagos. Essas atividades envolveram representantes de secretarias municipais de educação e de outros órgãos públicos, famílias, profissionais da educação, lideranças sociais e religiosas em eventos de sensibilização sobre a importância da interação família-escola-comunidade para a melhoria da qualidade do ensino.

Volta Redonda

No dia 10 de junho, os representantes do Comitê Rio, Davi Francisco Arcênio e Sérgio Benedito Maia, participaram do Encontro Intermunicipal dos Conselhos Escolares do Sudeste Fluminense, atividade realizada em Volta Redonda. Eles expuseram a lógica da Mobilização Social pela Educação, que compreende a união de políticas intersetoriais na formação de uma rede de proteção às famílias, para a garantia do direito de aprender. A programação do evento contou com mesas redondas para discussão sobre a interação família-escola-comunidade, além de distribuição da cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

São João do Meriti

No dia 28 de maio, o espaço físico da organização não governamental Mão Amiga, em São João do Meriti, foi sede de atividade da Mobilização Social pela Educação. As exposições do evento foram coordenadas por Davi Arcênio e pela representante da Secretaria Municipal de Educação local, Silma Cléris. A atividade contou com a participação de integrantes do Projeto Partitura Social.

Cabo Frio

Em Cabo Frio, a realização do Encontro sobre Interação Família-Escola que reuniu mais de 250 participantes também contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação. Realizado no dia 25 de maio, no Teatro Municipal, o evento integrou as atividades do Projeto Escola, o melhor lugar do mundo.

Durante a programação, Davi Arcênio fez uma exposição em slides da cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos e falou sobre o Blog da Mobilização.

“O Escola, o melhor lugar do mundo é um audacioso projeto educacional desenvolvido pela Secretaria de Educação de Cabo Frio porque envolve a família e a comunidade escolar”, avalia Davi Arcênio.

Barra do Piraí


Membros do Comitê Rio e do Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE) preparam para o dia 1º de julho o Fórum dos Conselhos Escolares do Médio Paraíba. O evento será realizado em Barra do Piraí.
 
Com informações de Davi Arcênio e Sérgio Maia, representantes do Comitê Rio de Mobilização Social pela Educação.

Nenhum comentário: