terça-feira, 7 de junho de 2011

Famílias de Bataguassu (MS) participam de encontro sobre Mobilização

Sensibilizar a comunidade escolar, em especial as famílias, sobre a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos para o desenvolvimento individual e social foi o objetivo principal do Encontro de Pais e Responsáveis por Estudantes realizado em Bataguassu, Mato Grosso do Sul, pelo Comitê de Mobilização Social pela Educação da cidade. A atividade foi promovida em 17 de maio, no período noturno, na Escola Municipal Marechal Rondon, e integrou o calendário de ações sobre interação família-escola-comunidade realizadas no município, nos dias 16 e 17.

O evento também contou com presença de autoridades que integram o Comitê de Mobilização de Bataguassu como a vice-prefeita, Zélia Bonfim das Virgens; a secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria Pereira da Silva; e a vereadora Preta Kotai, além de diretoras de escolas públicas. Técnicos e pedagogos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Bataguassu, lideranças sociais e representantes de conselhos e órgãos responsáveis pela defesa dos direitos de crianças e adolescentes também estiveram presentes no encontro.

Maria Pereira da Silva reafirmou o compromisso por parte da SEMEC de Bataguassu com a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas do município.

Durante o encontro, a representante do Comitê de Mobilização, professora Roseli do Nascimento Romão, distribuiu aos participantes exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e do folder produzido pela prefeitura de Bataguassu, com apoio de empresas locais, que reúne informações sobre o trabalho voluntário dos mobilizadores sociais pela educação que atuam junto às famílias e à comunidade local.

O consultor Sérgio Maia destacou a importância que a atenção oferecida pelos pais à trajetória de ensino dos filhos tem na melhoria do aprendizado. Ele também enfatizou o importante papel que membros da família, como os avós, têm na orientação educacional das crianças sob sua responsabilidade e incentivou os participantes do encontro a colaborem com as ações quem veem ampliando a Mobilização Social pela Educação em Bataguassu.

Sérgio Maia também expôs dados sobre o Ideb no Brasil e em Bataguassu para estimular a continuidade da Mobilização no município, com vistas à melhoria da qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas locais.

“A influência da mídia na vida das crianças, dos adolescentes e jovens” foi o tema de outra palestra conduzida pelo professor doutou Paulo Melho durante o encontro. A programação também incluiu apresentações culturais preparadas pelos alunos da Escola Municipal Marechal Rondon.

O coordenador municipal de Projetos de Formação Continuada da Semec de Bataguassu, Edinalvo Raimundo de Lima, preparou um relatório detalhado sobre a reunião que pode ser acessado aqui.

Leia mais sobre as atividades da Mobilização Social pela Educação realizadas em Bataguassu, nos dias 16 e 17 de maio:


Nenhum comentário: