segunda-feira, 20 de junho de 2011

Interação família-escola-comunidade é debatida por diretores de escolas de Almirante Tamandaré (PR)

Diretores de escolas municipais e de centros de Educação Infantil (CMEI) do município paranaense de Almirante Tamandaré participaram, no dia 2 de junho, de reunião técnica promovida pela Secretaria Municipal de Educação para discutir a implementação de ações de incentivo à interação família-escola-comunidade nas escolas da cidade. O encontro, que teve como objetivo conscientizar os profissionais da educação sobre seu papel na integração das famílias ao ambiente escolar, foi realizado no Centro Administrativo de Almirante Tamandaré.

Durante a atividade, que contou com a presença do secretário municipal de Educação, Romildo de Brito, e da diretora do Departamento de Ensino (SMEC), Ângela Márcia Ferreira da Silva, os participantes apontaram iniciativas que consideram fundamentais para a aproximação entre escola e família. Entre elas, destacaram que a unidade de ensino deve abrir as portas para que os pais visitem as escolas dos filhos sempre que puderem, estimulando o diálogo dos familiares com os professores. Por outro lado, ressaltaram que os pais devem estar atentos aos bilhetes e avisos que a escola manda para casa e acompanhar seu cotidiano escolar.

A diretora do SMEC, Ângela Márcia, enfatizou que a melhoria da qualidade da Educação nas escolas públicas não depende somente dos educadores. “A responsabilidade não é só dos profissionais de educação, mas da comunidade e dos pais de cada aluno. Unidos teremos uma educação com uma melhor qualidade”, afirma Ângela.

De acordo com a diretora da Escola Municipal Clara Anadir Buzato, Eliane Regina Cordeiro Joroski, as ações de Mobilização são importantes para conscientizar os familiares e fazer com que eles participem mais das atividades propostas pelas escolas. “A importância dessa mobilização é trazer os pais para acompanhar os filhos na escola, mostrar os trabalhos que realizamos, além de mostrá-los que podem ajudar participando da vida escolar dos filhos e melhorar ainda mais a educação”, reflete a gestora.

Com informações de Ângela Márcia Ferreira da Silva - Diretora do Departamento de Ensino (SMEC) de Almirante Tamandaré (PR)

Nenhum comentário: