quinta-feira, 16 de junho de 2011

MEC forma mobilizadores sociais pela Educação em Jacareí (SP)

Educadores e conselheiros escolares participaram da Oficina
Conversar com os filhos sobre o que estão aprendendo na escola, conhecer os profissionais da unidade de ensino, acompanhar o processo de alfabetização das crianças para assegurar que elas estejam alfabetizadas até os 8 anos e matricular as crianças na educação infantil são algumas das ações que os mobilizadores de Jacareí (SP) devem continuar estimulando junto aos pais de alunos do município. Essas ações fazem parte do planejamento de trabalho elaborado durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada na cidade, nos dias 14 e 15 de junho.

Promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Jacareí, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Oficina reuniu cerca de 80 participantes, entre diretores de escolas, professores, especialistas em Educação, pais, representantes de entidades e de associações de bairros, conselheiros escolares e tutelares, que foram envolvidos em discussões sobre a importância da interação família-escola-comunidade para a melhoria da qualidade da educação.
Professores Almir Santos, Sérgio Maia e João Roberto

Realizada no auditório da Semed/Jacareí, a atividade contou, ainda, com as presenças do Secretário Municipal de Educação de Jacareí, João Roberto de Souza; do assessor comunitário e presidente do Conselho Municipal de Educação, professor Almir Santos Gonçalves; da representante do projeto Parceria Votorantim pela Educação, Talita Grigorini da Silva; do conselheiro tutelar, Rodolfo José Serpa; e do conselheiro municipal de Educação, Adenilson Marins.

“Devemos reforçar a importância da participação de cada segmento representado no Conselho Escolar no processo de Mobilização Social pela Educação”, enfatizou o professor Almir Santos, durante a abertura da Oficina.

João Roberto enfatizou a gestão democrática e o incentivo à participação dos pais na vida escolar dos filhos como prioridades da Secretaria de Educação e das unidades de ensino municipais. “Há dois anos e meio, através do trabalho do professor Almir junto às escolas, todos os esforços têm sido destinados a essa causa. Nosso próximo passo é a construção do PDE Escola com a participação ativa do Conselho da Escola”, explicou o secretário de Educação.

Talita Grigorini falou sobre as ações de Mobilização Social desenvolvidas no município em conjunto com a Semed/Jacareí e que contam com o apoio da Fíbria, empresa do grupo Votorantim. Leia mais no Blog Educação.

Em alusão à lógica da Mobilização Social pela Educação de envolver segmentos sociais e públicos em uma rede de proteção às famílias, Rodolfo Serpa destacou que o Conselho Tutelar tem priorizado, em sua atuação, o diálogo com todos os segmentos envolvidos na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Formação dos Mobilizadores

As exposições referentes à formação dos mobilizadores sociais pela Educação foram conduzidas, durante a Oficina, pelo representante do MEC, Sérgio Benedito Maia. Ele expôs dados sobre a Educação no País, destacando os desafios do ensino público brasileiro e as contribuições que a mobilização da sociedade e das famílias pode oferecer ao processo de melhoria da qualidade do ensino público.
 
Sérgio Maia ainda destacou as orientações contidas na cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e no Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE).

Qualidade da Educação e Interação família-escola-comunidade foram os temas que permearam as discussões em grupo promovidas durante a Oficina. Os participantes apresentaram sugestões para o planejamento das atividades que deverão realizar como o objetivo de desenvolver o PMSE em Jacareí. As ações programadas visam, entre outras finalidades, alcançar as metas estabelecidas pelo MEC para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município.

Com informações de professor Almir Santos Gonçalves, mobilizador social pela educação em Jacareí.

Nenhum comentário: