sexta-feira, 3 de junho de 2011

Oficina em Pinhais (PR) reúne gestores e profissionais da educação

Representantes de prefeituras e secretarias municipais de Educação, professores e diretores de escolas públicas de oito municípios paranaenses estiveram reunidos, nos dias 19 e 20 de maio, na Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. Realizada em Pinhais, cidade localizada na região metropolitana de Curitiba, a atividade foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) local, em parceria com o Ministério da Educação.

O evento marcou a adesão de Pinhais à Mobilização Social pela Educação e contou, entre outros participantes, com a presença do prefeito local, Luiz Goularte Alves, da vice-prefeita, Marli Paulino e da secretária municipal de Educação, Rosa Maria de Jesus Colombo.

O prefeito Luiz Goularte Alves manifestou a satisfação do município em sediar a Oficina de Formação de Mobilizadores, reafirmando o compromisso de Pinhais em promover atividades quem incentivem a aproximação da família com a escola e em prol da melhoria da qualidade da educação pública local, com vista à elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A secretária de Educação, Rosa Maria de Jesus Colombo, destacou a necessidade de implementação da Mobilização pela Educação como estratégia de fortalecimento da relação família-escola-comunidade em Pinhais. Ela lembrou que as ações de mobilização do município terão início nas escolas identificadas como prioritárias em razão do baixo Ideb. Posteriormente, as ações serão estendidas a toda a rede de ensino.


As exposições referentes à formação dos mobilizadores foram conduzidas pelo consultor Sergio Maia, que destacou, entre outros pontos, as ações da Mobilização Social pela Educação no País. Ele também reforçou a importância da atuação dos Conselhos Escolares e apresentou sugestões de boas práticas de interação escola-família-comunidade, além de metodologias de utilização, junto às famílias de alunos, da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. A programação da Oficina incluiu apresentações culturais do Coral Infantil da Escola Municipal Maria Chalcoski e do Coral da SEMED de Pinhais.

Participaram da Oficina, ainda, o secretário Municipal de Educação de Serro Azul, Patrick Magari; a diretora de escola em Almirante Tamandaré, Ângela Maria Ferreira da Silva; representantes do município de Piraquara; a representante do municípios de Campina Grande do Sul, Maria Alice Hiruki; a coordenadora de Áreas Especiais de Campo Magro, Tatiana Molina; a assessora especial da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Colombo, Edilene Maria Milani; a representante do Consórcio Camargo e Corrêa e Promon Engenharia (CCPR), Joceli Kliatkosky; e a representante da SEMED de Curitiba, Roberta Ravaglio. 

Leia mais:

Nenhum comentário: