segunda-feira, 13 de junho de 2011

Governador Nunes Freire (MA) mobiliza comunidade e órgãos públicos pela melhoria da Educação

Abertura da Campanha de Mobilização
Agentes comunitários de Saúde, lideranças religiosas, representantes dos poderes Executivo e Legislativo, comerciantes e profissionais da educação vêm atuando em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Governador Nunes Freire, no Maranhão, para mobilizar a comunidade em relação à importância da participação das famílias na trajetória escolar dos filhos. Como resultado dessa parceria, representantes desses segmentos vêm organizando o Comitê de Mobilização Social pela Educação que deverá reforçar, no segundo semestre, as atividades que o grupo já desenvolve no município.

Formação de mobilizadores promovida
pela SEMED
Divulgação em rádios comunitárias, reuniões com as famílias e visitas às casas dos alunos são algumas das estratégias empreendidas pela Secretaria e seus parceiros para incentivar a interação família-escola-comunidade. A SEMED ainda reforça a disseminação sobre o tema por meio do investimento na confecção de materiais como camisetas, cartazes, folders e faixas, além de cartilhas e apostilas sobre a interação família-escola-comunidade. A divulgação sobre a campanha também incluiu entrevista concedida pela secretária de Educação, no dia 12 de abril, a programa da Rádio Comunitária Jovens Unidos na Fraternidade (JUF).

A partir do evento de abertura da campanha de Mobilização, no dia 13 de abril, que marcou a adesão das lideranças nunesfreirenses às atividades referentes ao tema, a SEMED programou um extenso calendário de atividades, organizado com o intuito de envolver toda a comunidade em iniciativas que pudessem resultar na melhoria da qualidade da educação no município. O evento contou com a presença de agentes comunitários de saúde – principais parceiros da Mobilização na cidade –, de padres e pastores, de representantes da Câmara de Vereadores e da Prefeitura, do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal de Educação (CME), de profissionais da educação e gestores da educação pública e privada, além de representantes do serviço de moto-táxi, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Sindicato dos Professores (SINPROESEMA). Durante a atividade, as professoras Ana Maria Silva Ramalho e Cleunice de Oliveira da Silva foram nomeadas pela secretária como coordenadoras da Mobilização no município.
Voluntários afixam cartazes com orientações
durante visita às casas
Para preparar suas ações, esses mobilizadores buscaram inspiração nos exemplos que estão publicados no site e no blog da Mobilização referentes a outros voluntários de várias localidades do País. “Para auxiliar na elaboração do plano de ação, foi realizada uma pesquisa no blog Família Educadora, no qual se observou que a intenção era envolver todas as lideranças de instituições governamentais e não governamentais, principalmente as igrejas, formando uma corrente de proteção integral, como proposta de uma ação intersetorial, fazendo valer de que a educação é responsabilidade de todos”, relata a secretária municipal de Educação de Governador Nunes Freire, Ulenira Batista Ribeiro da Silva.

Mobilizadores visitam casas de alunos
A principal estratégia adotada pela SEMED e seus parceiros para sensibilizar as famílias foi a de promover debates, por meio de encontros com educadores e pais de alunos, sobre a importância da participação na vida escolar dos filhos e sobre os reflexos dessa atenção na melhoria do aproveitamento escolar. Para tanto, foram realizadas reuniões periódicas nas escolas e visitas às casas dos alunos, nas quais os mobilizadores tiraram dúvidas dos familiares sobre o tema e sugeriram maneiras de acompanhar os estudos dos filhos e de demonstrar interesse. As ações com as famílias fizeram parte da última etapa da programação para o primeiro semestre. As visitas foram realizadas de 16 a 20 de maio e as reuniões, de 25 de abril e 4 de maio.

Encontro com a comunidade religiosa
Para mobilizar as lideranças religiosas, representantes da SEMED visitaram igrejas e templos no período de 16 a 23 de abril. Os encontros nas instituições religiosas tiveram como objetivo mostrar aos líderes religiosos como sua atuação pode ser decisiva na conscientização da comunidade sobre a importância do envolvimento de todos na busca por uma educação de qualidade. A SEMED também promoveu, no dia 15 de abril, evento de formação para que os voluntários pudessem atuar como agentes mobilizadores.

Nenhum comentário: