segunda-feira, 4 de julho de 2011

Bahia: no Vale do Jiquiriçá escolas se preparam para parceria com famílias e comunidade

Com o intuito de reforçar as iniciativas de incentivo à interação família-escola-comunidade na região baiana do Vale do Jiquiriça, os municípios de Amargosa, Maracás e Jaguaquara vão sediar, nos dias 6, 7 e 8 de julho, respectivamente, Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. Organizadas pelas secretarias de Educação dos três municípios, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), as atividades de capacitação vão envolver cerca de 250 mobilizadores.

Entre os participantes, os eventos de formação vão contar com a presença de professores, pais de alunos, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, além de representantes de órgãos públicos, instituições religiosas, conselhos municipais, colegiados escolares, entre outros segmentos sociais. As exposições das oficinas serão conduzidas pela coordenadora nacional da Mobilização no MEC, Linda Goulart.

Durante as atividades, além de tomar conhecimento sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e de receber orientações sobre como aplicá-lo em suas comunidades, os mobilizadores vão debater o conteúdo da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e tomar conhecimento sobre os principais programas do poder público em prol da melhoria da educação. Os participantes vão receber, ainda, sugestões de atividades de incentivo à participação da família no cotidiano de estudos dos alunos, como forma de contribuir para a melhoria do aproveitamento do ensino e para a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Municípios participantes

Além de mobilizadores das cidades baianas que sediarão as oficinas, representantes de outros municípios do Vale do Jiquiriçá também vão participar da formação e trocar experiências sobre como sensibilizar as famílias a respeito da importância do envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos. Confira abaixo os municípios participantes de cada evento:

Em Amargosa (06/07): Elísio Medrado, São Miguel das Matas, Brejões, Mutuípe, Laje, Jiquiriçá e Milagres.

Em Maracás (07/07): Planaltino, Lagedo do Tabocal, Nova Itarana, Iramaia e Irajuba.

Em Jaguaquara (08/07): Itiruçú, Lafaiete, Ubaíra, Cravolândia, Itaquara e Santa Inês.

Nenhum comentário: