quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mobilização Social pela Educação chega ao Sertão do Pajeú

Gestores educacionais, professores, pais de alunos, representantes de órgãos públicos municipais como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de instituições religiosas, associações representativas dos deficientes, associações culturais e grêmio estudantil, além de vereadores e lideranças de diversos segmentos reuniram-se nos dias 11 e 12 de julho,  em Tabira (PE), para discutir estratégias que promovam a interação família-escola-comunidade. A oportunidade foi criada pela Secretaria Municipal de Educação de Tabira, que promoveu, em parceria com o Ministério da Educação e o Conselho Tutelar da cidade, uma Oficina de Formação de  Mobilizadores Sociais pela Educação.

Seguindo orientações dadas pela coordenação do Plano de Mobilização do Ministério da Educação (MEC), tal como ocorrido uma semana antes no Vale do Jiquiriçá, na Bahia, o secretário de educação de Tabira, Gustavo Cesar Barros Amaral, articulou a participação na oficina dos municípios que fazem parte do Vale do Pajeú. Dessa forma, as ações mobilizadoras de escolas, famílias e comunidades devem ocorrer também em Serra Talhada, Solidão, Carnaíba, Itapetim e Ingazeira, que estiveram representadas no evento. A idéia é que, na sequência, esses municípios articulem ações conjuntas, visando a fortalecer o projeto em âmbito regional.  

A abertura dos trabalhos contou com a participação do vice-prefeito da cidade, Joel Mariano de França, e da presidente da Câmara dos Vereadores, Geney Siqueira Brito. Ambos ressaltaram a importância do compromisso social pela melhoria da educação no município, destacando a oportunidade da realização da oficina. Elogiaram também a iniciativa do MEC de provocar a sociedade e os sistemas educacionais a promover uma parceria que vai beneficiar os estudantes brasileiros.

O papel dos conselheiros tutelares de Tabira, em Pernambuco, nas iniciativas voltadas para a  melhoria da qualidade da educação pública local foi ressaltado na abertura dos trabalhos pelo secretário Gustavo Amaral. A articulação dos conselheiros tutelares junto ao governo do município tornou possível a parceria que facilitou a realização da atividade de capacitação. Durante a Oficina, mais de 110 participantes acompanharam as exposições, debateram  as questões sobre como o envolvimento das famílias no cotidiano de estudo dos alunos pode contribuir para a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e, ao final, elaboraram planos de ação específicos para a mobilização de seus públicos de interesse.

Orientações sobre como as famílias, os profissionais da educação e a sociedade podem colaborar com a melhoria da qualidade da educação fizeram parte das discussões orientadas pela coordenadora do projeto do MEC, Linda Goulart. Ela explicou, ainda,  o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e apresentou sugestões para sua aplicação  junto a representantes do poder público e lideranças sociais que podem cooperar com as iniciativas para sensibilizar as famílias para a importância de participarem  na vida escolar dos filhos.

Importância da formação escolar no Sertão do Pajeú


As atividades culturais que fizeram parte da programação da Oficina em Tabira, município do Sertão do Pajéu, evidenciaram o reconhecimento por parte da população local da importância da formação escolar para a evolução do indivíduo e sua capacitação profissional. Considerado berço da poesia na região nordeste, a riqueza cultural do Sertão do Pajeú também foi destacada nas apresentações artísticas, como a declamação de poemas de autores locais e a apresentação de sanfoneiro mirim, que executou músicas regionais que fazem parte do cancioneiro popular brasileiro.
Um momento que provocou grande emoção nos participantes foi a leitura de trechos da cartilha feita por três alunas da educação infantil de uma escola rural. Com cinco anos de idade, elas mostraram que o empenho da escola e da família pode tornar perfeitamente viável a meta de alfabetização de crianças até os oito anos de idade.

Planos de Ação

Como resultado das reflexões feitas durante a Oficina, os mobilizadores de Tabira incluíram em seu Plano de Ação o incentivo ao envolvimento de estudantes do Ensino Médio na Mobilização Social pela Educação. O convite para participação desse público será feito por meio da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UESPE).

Tomando como base a cultura local da poesia, os mobilizadores também programam realizar mesas de glosa, com competições entre pais e alunos e que incluam a temática da interação família-escola-comunidade. O tema também deverá inspirar a elaboração de composições durante as festividades municipais que envolvam cantorias, poetas e prosadores.

A Mobilização Social pela Educação em Tabira prevê, também, a realização de palestras nas escolas; a busca por parcerias com lideranças sociais, comerciantes, empresários e representantes das comissões de Saúde e Educação da Câmara Municipal; a divulgação do tema nos eventos do calendário municipal, em blogs e demais veículos de comunicação; e visitas às famílias de alunos.

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